Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial 3 participam de ação de cuidado com a saúde mental

A Campanha Janeiro Branco ganhou um cenário especial em Caxias (MA) com a realização de uma ação ao ar livre no Mirante da Balaiada, reunindo profissionais do Centro de Atenção Psicossocial III, nesta sexta-feira (16), para um momento de escuta, reflexão e fortalecimento do cuidado em saúde mental. A atividade contou com a palestra da psicóloga Lígia Lima, que conduziu um diálogo sensível e provocador sobre a importância de olhar para si, especialmente para quem cuida diariamente do outro.

“O Janeiro Branco é para dar visibilidade à saúde mental, mas também para cuidar de quem cuida. De quem muitas vezes estar sobrecarregado. Então, a gente precisa tirar estes momentos de autocuidado, estes momentos onde a natureza nos chama a cuidar da gente. É um momento para darmos atenção a estes profissionais que também precisam de cuidado. Muitas vezes as doenças sintomatizam no corpo como ansiedade, e acha que outra doença. A gente precisa cuidar como um todo”, frisa Lígia Lima, psicóloga.

Durante o encontro, a reflexão esteve voltada para a própria prática profissional dos trabalhadores, destacando o que funciona no serviço em Caxias, como o trabalho em equipe multiprofissional, o acolhimento humanizado, o vínculo construído com os usuários e a atenção contínua em momentos de crise. Esses elementos foram apontados como fundamentais para garantir um cuidado integral, respeitoso e efetivo às pessoas em sofrimento psíquico.

“É um momento de escuta, cuidar de quem cuida. A gente precisa tirar este momento para iniciar 2026 junto com os nossos assistidos, levando o melhor para eles. Então, precisamos levar o melhor para eles. E, também saber dar importância, buscar ir ao médico, fazer uma terapia. E, estarmos aqui no Mirante é um momento diferente de cuidarmos da saúde mental”, reforça Carlos Henrique, Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial 3.

A ação também reforçou o significado da Campanha Janeiro Branco, que convida a sociedade a pensar a saúde mental como prioridade desde o início do ano, estimulando o autoconhecimento, a prevenção e o cuidado emocional. Para os profissionais, o momento simbolizou a necessidade de fortalecer não apenas as práticas institucionais, mas também o cuidado consigo mesmos, reconhecendo que profissionais emocionalmente saudáveis oferecem um atendimento mais qualificado e humano.

“É um momento em que descansamos a mente. Nós recebemos muitas pessoas por dia, e a gente tem que estar alí sorrindo, atendendo muito bem. Porque eles já chegam em uma situação bastante complicada. Cuidar da nossa mente é muito importante, porque não tem como a gente tratar outra pessoa, sem estar bem”, destaca Andrezza Rios, servidora do Centro de Atenção Psicossocial 3.

Quando o ser humano vem nos procurar para auxiliar, nós devemos estar bem. Nós devemos nos cuidar para que possamos ter o discernimento, a prática e a empatia para com o próximo. Quando a pessoa chega, ela estar precisando de ajuda. E, ela não quer saber o quanto você estar bem ou não. Nós profissionais devemos estar preparados fisicamente e mentalmente para atender as pessoas. Este momento aqui é importante, porque é uma quebra na rotina, e vivenciamos momentos especiais como este”, lembra Hudson Vale Costa, Psicólogo.