Profissionais do Ambulatório Especializado Humberto Coutinho recebem palestra sobre saúde mental

Foi realizada uma palestra sobre Saúde Mental direcionada aos servidores do Ambulatório Especializado Humberto Coutinho, localizado no Centro, como parte das ações da Campanha Janeiro Branco. O momento proporcionou uma reflexão sobre as próprias emoções, estimulando os participantes a observarem como estão lidando com seus sentimentos no dia a dia e de que forma isso influencia suas relações pessoais, o estado físico e a atuação profissional.

“Hoje fizemos esta roda de conversa para informar sobre o Janeiro Branco, para prestar um bom atendimento público. E a gente quis repassar a importância da saúde mental, para que possamos dar uma boa assistência aos nossos pacientes”, destaca Kelly Carneiro, enfermeira responsável técnica pelo Ambulatório de Saúde Mental.

“Nós estamos expostos a todos os tipos de situações e precisamos estar preparados emocionalmente para lidar com as pessoas. Este momento é importante para os funcionários, que precisam se cuidar, porque se o colaborador não se cuida, como ele vai atender e cuidar de alguém com o emocional abalado? Esses momentos devem se repetir”, ressalta Mônica Kelly, assistente administrativa.

Durante a palestra, com a psicóloga Ana Paula, foram abordadas as conexões entre os estados emocionais e as manifestações físicas, reforçando a importância do autoconhecimento, do equilíbrio emocional e do cuidado contínuo com a mente. O Brasil é considerado, pela Organização Mundial da Saúde, o país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população afetada por transtornos de ansiedade, superando países em guerra ou pobreza.

“Cuidar do corpo é muito bom, mas cuidar da mente é ainda melhor. E estes dois fatores, andando juntos, causam a saúde mental e uma melhor qualidade de vida. Estamos vivendo uma breve epidemia e carência de saúde mental. É um número exorbitante de pessoas ansiosas no Brasil. Hoje, até crianças estão ansiosas, então um ajuste na própria rotina é importante para promover a saúde mental. Um dos fatores de adoecimento é a comparação. Na comparação, as pessoas pegam o que têm nos outros e comparam com o que falta nelas, e esta comparação causa ansiedade”, destaca Ana Paula, psicóloga.

A Campanha Janeiro Branco acontece em todo o município com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas, desde servidores públicos até pacientes da rede de saúde. A ação busca conscientizar e alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, fortalecendo a prevenção e a promoção do bem-estar emocional ao longo de todo o ano.

“Hoje este momento é com os colaboradores, porque a saúde mental está ligada ao dia a dia dos nossos profissionais, até com os problemas pessoais. A gente sabe o quanto é importante cuidar da saúde mental. E a gente teve esta preocupação de ter esta roda de conversa para poder ajudá-los”, frisa Ingrid Áurea, coordenadora do Ambulatório Especializado Humberto Coutinho.