Reunião com forças de segurança traça planejamento de ações para curto, médio e logo prazos em Caxias

Nesta segunda-feira (26), foi realizada no gabinete da Prefeitura a Reunião de Planejamento de Ações de Curto, Médio e Longo prazos, com foco no fortalecimento da segurança pública no município. O encontro teve como objetivo aprimorar estratégias e planejar ações integradas de segurança junto ao Comando Regional e ao comando do 2º Batalhão da Polícia Militar, visando ampliar a presença das forças de segurança e garantir mais tranquilidade à população.

“Nós iremos intensificar ainda mais as ações junto com a Guarda Municipal, em barreiras, revistas em locais de festas. Estamos montando um planejamento para o Carnaval, vamos receber reforço na segurança. E, pedimos o apoio da sociedade caxienses. Nossas abordagens visam drogas, armas e pessoas que têm envolvimento com o mundo do crime”, destaca Ricardo Almeida, Comandante do 2º BPM.

“Nós vamos trazer um apoio para a região de Caxias, com o apoio do Governo do Estado, aos batalhões. Nós estamos delineando o pré-carnaval, o Carnaval e pós-Carnaval, para que possamos reduzir os índices de criminalidade em Caxias. É importante destacar o trabalho conjunto com o município, a integração com a Guarda Municipal que tem contribuído com o trabalho da Polícia Militar dando todo o suporte”, frisou Márcio Silva, Comandante Regional da Polícia Militar.

A reunião contou ainda com a participação de representante da Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que será responsável por empregar os trabalhos da Guarda Municipal nas ações conjuntas. A Guarda Municipal dispõe de diferentes recursos operacionais: viaturas, motocicletas, drone, e sistema de videomonitoramento que serão utilizados em parceria com as forças ostensivas, reforçando o policiamento preventivo e colaborando de forma estratégica para assegurar a proteção e o bem-estar dos caxienses.

“Estamos traçando metas para que possamos atuar neste período, com solicitação de mais efetivo. A gente vai intensificar e dá continuidade ao longo do ano, para que possamos dá segurança aos caxienses. Hoje a guarda atua com viaturas e motocicletas, onde estamos realizando dia e noite atuações. Além disso, temos o videomonitoramento que auxilia bastante neste trabalho”, ressalta William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Não existe combate a crimes, sem fiscalização das motocicletas, se você observar as ações, o ladrão está utilizando uma motocicleta, é um dos instrumentos de crimes. As ações serão permanentes, o Prefeito está atento para garantir a segurança da população”, frisa Jurandir Braga – secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil.

“O dever da segurança pública é do Estado, mas o município não se furta e está atento. A Prefeitura tem fornecido suporte, e a Câmara está atenta aos acontecimentos. Sabemos que Caxias é uma cidade que cresce e precisamos dar uma resposta. O trabalho que será feito é de grande importância para a população, fazendo de Caxias uma cidade segura”, frisa Mário Assunção, vereador.

“A população tem nos cobrado para que déssemos este reforço na segurança pública de nossa cidade, e a gente tem feito. Em 2025 tivemos muitos avanços na Guarda, armamos a Guarda, melhoramos o videomonitoramento. Mas, a gente acredita que o trabalho integrado é fundamental para que possamos tornar Caxias mais segura. E, mediante os últimos acontecimentos em Caxias, nós tivemos uma reunião e saímos daqui com ações concretas de curto, médio e longo prazos. As operações preventivas vão acontecer todos os dias como uma forma de garantir a segurança de quem trabalhar, apreendendo armas, drogas e dando cumprimento aos mandados em aberto”, explica Gentil Neto, Prefeito de Caxias.