Moradores do bairro Salobro participaram, na tarde da última quinta-feira (29), de uma Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária da Prefeitura de Caxias, em um momento dedicado ao diálogo e à escuta da comunidade. Durante o encontro, realizado na UIM Profª Evangelina Caetano, foram apresentadas orientações sobre o processo de regularização dos imóveis, a documentação necessária e as etapas que compõem o procedimento.
Socorro Cunha é moradora do bairro Salobro há 60 anos, elogiou a ação e contou que estava ansiosa. “Eu gostei muito da ideia, estava ansiosa para chegar esse dia, é muito gratificante. É algo que nos interessa, porque fazendo por nossa conta é mais difícil, e assim é bem melhor”, frisou.
“Eu só tenho o registro de compra e venda, e essa iniciativa é muito boa, porque vamos ter o documento da casa da gente. É muito importante, porque queremos saber de tudo”, contou Maria da Natividade, moradora.
“É importante a regularização da casa, porque a gente tem só o registro de compra e venda, mas receber o documento original vai ser muito bom”, frisou Maria Gorete, moradora do Salobro há 29 anos.
A regularização fundiária da comunidade acontece com apoio do programa Periferia Viva, do Governo Federal, e em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
Jessica Arruda, assessora jurídica da FADEX, explicou a importância da audiência para o processo de regularização. “É o momento em que nós vamos explicar todas as etapas da REURB até finalmente o seu documento de propriedade. Esse é o momento em que vamos pedir autorização para estar presentes na casa dos moradores, para que eles acreditem nesse projeto e façam a adesão. Ao final, todos eles receberão as matrículas dos seus imóveis, de forma completamente gratuita”, explicou.
A partir desta sexta-feira (30), os moradores terão um ponto de apoio na própria escola UIM Evangelina Caetano para que o cadastramento e a atualização cadastral dos imóveis aconteçam. Além disso, os profissionais vão de casa em casa para que todos sejam incluídos no processo de regularização. O secretário municipal de Regularização Fundiária, Jamerson Levi, falou sobre o início dos trabalhos. “A partir de amanhã, nós já estaremos com toda a nossa equipe aqui, em uma parceria do município com a FADEX para iniciarmos os cadastros e, posteriormente, o encaminhamento dos títulos para o cartório. Nós temos aqui um ponto de apoio com os profissionais da Secretaria, juntamente com os profissionais da FADEX, onde eles vão fazer os atendimentos, tirar as dúvidas, fazer o cadastro, e nós iremos também fazer o cadastramento de casa em casa”, frisou.