Foi realizado mais um encontro do Grupo Condutor da Mortalidade Materno Infantil da região de saúde de Caxias (MA). A reunião contou com a participação da Regional de Saúde do Estado, coordenadores de saúde de Caxias e dos municípios que integram a região, reforçando o compromisso coletivo com a qualificação da atenção à saúde materno-infantil.

O encontro teve como principal objetivo o alinhamento dos processos de trabalho voltados ao público materno-infantil, buscando fortalecer a rede de atenção à saúde, promover a organização dos fluxos assistenciais e aprimorar os instrumentos de comunicação entre as equipes dos municípios.
Um dos direcionamentos definidos foi a promoção de experiências de cuidado integral para gestantes, puérperas e bebês, com serviços que garantam segurança, acolhimento e humanização em toda a rede. A Região de Saúde de Caxias é composta por sete municípios, tendo Caxias como sede: Caxias; Aldeias Altas; São João do Sóter; Coelho Neto; Afonso Cunha; Buriti e Duque Bacelar.

Durante a reunião, foram discutidas pautas relacionadas à saúde dos municípios que compõem a região, bem como o suporte assistencial que Caxias disponibiliza para a rede intermunicipal. O grupo condutor tem como missão conduzir, organizar e gerenciar o funcionamento da rede de atenção à saúde, tanto municipal quanto regional.

A médica Dra. Francisca Fernandes, responsável pelo Grupo Condutor na Macro Leste – Caxias, destacou a relevância do alinhamento entre os municípios. “Nós, enquanto maior município, acabamos recebendo a maior parte das demandas, mas os municípios que compõem a região também têm seus pontos importantes. Precisamos estar alinhados, falando a mesma linguagem no atendimento aos pacientes. O grupo condutor tem justamente essa função. É um momento de discussão, definição de pontos, identificação de falhas e de possibilidades de melhorias dentro da rede de atenção, seja na atenção primária, secundária ou hospitalar, tanto de Caxias quanto dos municípios assistidos”, ressalta.

AVANÇOS NA REDUÇÃO DA MORTALIDADE – De acordo com a série histórica dos últimos 10 anos, a região apresenta uma importante redução da mortalidade materna e infantil. Sobre esse avanço, Dra. Francisca reforçou. “Tivemos um decréscimo significativo nos últimos dez anos, chegando inclusive a anos sem nenhum óbito materno em nosso município. Nossas estratégias estão cada vez mais fortalecidas para reduzir ainda mais esses índices”, destaca.

PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – A enfermeira Bruna Lopes, referência técnica da Planificação da Atenção à Saúde em Caxias, explicou como esse processo contribui para a redução da mortalidade materno infantil. “A planificação vem para organizar os processos de trabalho, principalmente no atendimento à mulher durante o pré-natal, consultas puerperais e puericultura”, afirma.

Segundo ela, a planificação é fundamental para garantir que os profissionais ofertem o cuidado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, desde o planejamento reprodutivo até o acompanhamento contínuo da mulher em idade fértil.
PARTICIPAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – O coordenador administrativo da Regional de Saúde do Estado em Caxias, Bruno Reis, destacou a importância do colegiado. “Essa é a primeira reunião do grupo condutor em 2026. É um espaço que busca aprimorar e empoderar os municípios. Hoje, os próprios municípios fazem a organização, e a Secretaria de Estado da Saúde participa como parceira nesse processo”, frisa.

Durante o encontro, também foram avaliadas as ações desenvolvidas em 2025 e discutidas melhorias nos fluxos da rede para qualificar ainda mais o atendimento à população. A região de saúde de Caxias atende mais de 300 mil habitantes, o que reforça a importância da integração entre os sete municípios para fortalecer a rede de atenção à saúde e garantir um cuidado cada vez mais eficiente e humanizado.






