Reunião trata da reativação do Colegiado de Desenvolvimento Territorial dos Cocais

Foi realizada uma reunião de sensibilização e diálogo com integrantes da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal e da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Maranhão, com foco na Política de Desenvolvimento Territorial. O encontro teve como objetivo principal preparar os encaminhamentos para a Plenária de Regularização do Colegiado Territorial, etapa fundamental para o fortalecimento da governança territorial.

“A política foi desarticulada, e com ela os colegiados. O objetivo principal é que os municípios do território cocais, que é composto por 17 municípios, precisam reabilitar para que as principais políticas sejam executadas aqui no município. O Conselho vai priorizar as políticas públicas, fiscalizar programas que serão deliberados dentro do espaço de colegiado”, frisa Suzyane Machado, Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Estado Do Maranhão

A reativação e reabilitação do Colegiado de Desenvolvimento Territorial dos Cocais, que é composto por 17 municípios representa a retomada do diálogo com as comunidades. Cada município terá o direito de indicar dois representantes titulares do poder público e dois representantes da sociedade civil, além de seus respectivos suplentes, garantindo uma composição plural.

“É importante reativar o colegiado, porque ele tem a competência de conhecer todas as políticas públicas disponíveis aos agricultores familiares. Tem muitos empreendimentos da economia popular e solidária que são cadastrados, mas não se identificam. E, o nosso objetivo é fortalecer, interagir com as secretarias. O fomento significa aporte de recursos, e quem tem a maior parte desses recursos é agricultura”, frisa Francisca Ramos, representante do Inasa e Agente Territorial Dos Cocais.

“O objetivo é fazer as nossas comunidades ir para a frente. O Monte Valeriano ainda vive da agricultura familiar, a roça no toco, para sobrevivência da comunidade. A gente quer dá um impulso a mais. E, outra coisa é que a gente precisa da documentação da terra, porque estamos lutando há 7 anos e não conseguimos ainda”, destaca Manoel Francisco, Presidente Da Associação Do Monte Valeriano.

O momento também marcou a abertura do diálogo entre o Governo Federal e as comunidades, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas e ampliando as possibilidades de acesso a recursos federais por meio de projetos estruturantes. Após a etapa de sensibilização, está prevista a realização de uma plenária de recomposição do colegiado, que deverá ocorrer ao longo de dois dias, em data ainda a ser definida. O Conselho terá a missão de discutir, encaminhar e fiscalizar políticas públicas voltadas aos povos das águas, dos campos e das florestas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e integrado do território dos Cocais.

A união entre o Ministério, os municípios e a sociedade civil é importante para o desenvolvimento sustentável, porque vai desenvolver mais ainda o município. A Secretaria de Atividades Produtivas está para apoiar e ajudar os nossos agricultores”, frisa Jeane Sousa, Técnica Agrícola da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.