Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho ganham ouro na 18ª Jornada da Olimpíada Brasileira de Foguetes

Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho Déborah Pereira, foram recepcionados pela gestão municipal nesta sexta-feira (06), em frente a Prefeitura de Caxias, depois de participarem de uma competição nacional de 2 a 5 de fevereiro de 2026, no Rio de Janeiro. Eles participaram da 18ª Jornada da Olimpíada Brasileira de Foguetes – Temporada 2025, conquistando medalhas de ouro para o município e troféus. A jornada faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

“Isso mostra o apoio que temos dado aos nossos estudantes. E, mostra o potencial que temos na cidade de Caxias. A gente recebe e homenageia os estudantes, para que Caxias saiba que aqui em Caxias temos jovens com capacidade de representar Caxias em qualquer lugar do Brasil”, disse Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

As duas equipes de Caxias se destacaram na competição, que envolve atividades práticas e teóricas voltadas a estudantes do ensino fundamental e médio, promovendo o conhecimento científico, a inovação e o interesse pelas áreas de astronomia, astronáutica e tecnologia. O excelente desempenho resultou em medalha de ouro para as equipes de Caxias.

“Nós fizemos o lançamento utilizando água e ar comprimido. Nós somos a primeira escola de Caxias a ir para uma competição neste nível. Durante a semana tivemos palestras e isso agrega muito na vida de cada um que foi nesta viagem”, destaca José Lucas, aluno.

“Não só para lançar foguetes, nós tivemos novos aprendizados, aulas com professores renomados”, frisa Antony da Silva, aluno.

“Foi uma experiência muito boa, uma experiência inesquecível. Nós aprendemos que temos que trabalhar em equipe, aprofundar no foguete para que não dê nada de errado, na pressão e em outros aspectos”, disse David José, aluno.

“A competição desenvolve habilidades matemáticas nos alunos, além de desenvolver a sociabilidade entre professores e universitários que participaram de uma competição nos EUA, onde eles lançaram um foguete vertical, em duas categorias 1 e 2 km. Foi uma experiência incrível, me sinto lisonjeada”, frisa Manuela Araújo, aluna.

A recepção contou com a presença de familiares, gestores escolares e profissionais da educação, além do Corpo de Bombeiros, que celebraram a conquista e reconheceram o talento dos estudantes. O momento de celebração valoriza a educação, a ciência e da formação de jovens protagonistas, capazes de levar o nome de Caxias ao cenário nacional com orgulho e excelência.

“Cada um tem uma forma de pensar em como construir o seu foguete. Para eles foi uma conquista com bastante significado, porque foram ouro, como também, de participar de uma competição de nível nacional. Eles mostraram para a rede municipal, que para aquele que estuda, eles são capazes de conquistar o que conseguirem imaginar”, ressalta Olivan Reis, Professor do Colégio Militar 2 de Julho Déborah Pereira.

“Tivemos o prazer de ser a primeira escola de Caxias a participar, e ser medalha de ouro com duas esquipes. De 2 a 5 de fevereiro foi a competição, e estamos retornando. Eles tiveram conhecimento em várias áreas: matemática, Física, Química, e por aí em diante. É uma proposta inovadora que trabalha com várias frentes de conhecimento”, lembra Tenente Barbosa, comandante do Colégio Militar 2 de Julho Déborah Pereira.