Capacitação sobre Inteligência Artificial encerra ciclo formativo para professores de Ciências em Caxias

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia realizou, no Memorial da Balaiada, o encerramento das capacitações de área voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino. O último encontro reuniu professores da área de Ciências para uma formação sobre o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio ao processo educacional.

Estamos com uma formação em Inteligência Artificial para os professores. Com a IA ela nos possibilita fazer várias abordagens com o mesmo material, você consegue fazer mais materiais em menos tempo. Em um mês nós fazemos planejamento e outro formação, e na vez passada os professores quiseram saber mais sobre Inteligência Artificial”, ressalta Fernando Carvalho, coordenador da área de Ciências.

O objetivo foi apresentar aos docentes as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para o planejamento de aulas, produção de materiais didáticos e desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais dinâmicas e interativas. Durante a capacitação, os participantes conheceram recursos que podem contribuir para tornar as aulas mais atrativas, despertando o interesse dos estudantes e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

A Inteligência Artificial não vai substituir os professores, mas aqueles que não aprenderem vai ficar pra traz. O professor ao dominar a IA, ele terá mais qualidade de vida, mais tempo, e vão produzir materiais de forma mais rápida e com mais qualidade. O que estamos trazendo para eles, é com base no manual do Ministério da Educação. Ele vai utilizar a IA como ferramenta pedagógica. Ele vai tornar a aula interessante e atrativa, ele vai ter um engajamento melhor da turma”, frisa Alemax Fernandes, coordenador de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação.

A formação também promoveu reflexões sobre o uso responsável e ético da Inteligência Artificial no ambiente escolar, destacando a importância de utilizar a tecnologia como uma aliada do professor, sem substituir o papel fundamental do educador na construção do conhecimento. Além de ampliar o domínio tecnológico dos profissionais, a capacitação buscou incentivar a inovação em sala de aula, proporcionando novas metodologias que dialogam com a realidade dos estudantes e com as transformações da sociedade contemporânea.

É importante porque os alunos já sabem pesquisar, o livro aos poucos está ficando guardado. Temos que aprender a dar os comandos certo para vir as informações que queremos. A gente pode tornar as aulas mais lúdicas, podemos pedir um jogo e outras ideias, dá pra aplicar”, ressalta Dayane de Oliveira, Professora de Ciências.