Estudante da Rede Municipal de Caxias, Eloise Jansen, lança livro ‘Meu Jardim de Versos’

Nesta sexta-feira (03), mais um sonho foi realizado pela estudante da Rede Municipal de Ensino, Eloise Jansen, de 11 anos, ao lançar sua primeira obra, intitulada: Meu Jardim de Versos.

Eu me inspiro em coisas do dia a dia, tem um poema chamado ‘Jardim Imaginário’, onde eu me inspirei no Jardim que tem na frente da minha casa. Eu gostava de ler outros poemas, e tenho uma amiga Zélia Oliveira, eu também consegui aprender com ela”, destaca Eloisa Jansen, estudante escritora.

O livro nasceu ainda quando ela era estudante da Escola Municipal Santos Dumont, onde teve a oportunidade de participar do Prêmio MPT na Escola, tendo conquistado o 1º lugar. Atualmente ela é estudante da escola João Lisboa.

Eu comecei escrever na sala de aula, e teve o projeto MPT na Escola onde tivemos que escrever um poema, e eu consegui o primeiro lugar. A partir daí eu passei a escrever mais e mais. Tem poemas que fala sobre viajar para o mundo todo, viajar para o espaço, sobre o futuro, sobre a vida eterna”, destaca Eloise Jansen, estudante escritora.

Nós criamos um projeto na Escola Santos Dumont chamado ‘Poesia no Chão da Escola’, e a Eloise vem se destacando com a escrita de poemas. Hoje estamos aqui com a belíssima divulgação do livro da Eloise. O projeto tem por objetivo colocar o leitor para despertar a habilidade de escrita”, destaca Patrícia Curcele, professora da Escola Santos Dumont.

O livro tem 48 páginas e é composto por 22 poemas autorais que abordam diferentes temas, revelando sensibilidade, criatividade da jovem escritora, que retrata com muita sensibilidade, ao retratar sua consciência ambiental, a celebração da infância, o amor pelos familiares, o cultivo das amizades, a viagem pelo mundo e até pelos planetas.

O evento de lançamento ocorreu no auditório da Escola Joaquim Francisco com a presença dos familiares, parentes, amigos, e do Secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, que também foi um incentivador para a publicação do livro.

No dia 24 de março de 2025 eu tive a oportunidade de ler o primeiro poema que Eloise escreveu intitulado ‘A flor Luzia’, em homenagem a mãe dela. Nossa! Eu fiquei encantada em ver tanta delicadeza naqueles versos. E, naquele momento eu tive a certeza que os textos das Eloise deveriam ser publicados em um livro. Foi naquele momento que ela plantou a primeira semente, depois ela plantou outras sementes, estas sementes germinaram, floresceram, e hoje estamos aqui com o livro ‘Meu Jardim de Versos’” destaca Zélia Oliveira, escritora.

Para nós está sendo muito importante, porque os desejos e sonhos dos nossos filhos também são nossos sonhos. É emocionante, é um momento de muita gratidão, estamos com o coração transbordando de alegria. Desde de bem pequena ela gostou de ler, e ficamos felizes em saber que ela tem este dom da escrita. O recado que desejo é que sempre acompanhem seus filhos e acompanhe em todas as atividades da escola. Além disso, que dê incentivo aos filhos, porque, quando os pais estão incentivando ao lado da criança, vai motivar ainda no talento que ela tenha”, destaca Luzia Neres, mãe de Eloise Jansen.

Nós ficamos muito felizes por descobrir este talento, e desde o primeiro verso, a gente esteve incentivando. Estamos muito orgulhosos. A gente só deseja que ela tenha muito sucesso e seja muito feliz. Ela aprendeu a ler muito nova, e desde então vem lendo muitos livros, e isso despertou a imaginação para que ela pudesse escrever este texto”, frisa Alex Jansen, pai da Eloise Jansen.

“É muito bom mostrar que Caxias tem talento, a Eloise me mostrou isso, quando me procurou na Secretaria Municipal de Educação, para mostrar o que ela havia produzido como texto. E, nós nos propomos em ajudar a ela publicar o livro. Eu digo a ela, e a outros estudantes da Rede Municipal, que nós estamos abertos a realizar o sonho dos nossos alunos. Este é o primeiro livro de Eloise, de outros que ela ainda vai publicar, porque ela é muito talentosa”, destacou Adenilson Dias, secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.