Maternidade Carmosina Coutinho participa de seminário sobre Estratégia QualiNEO em Brasília
A Maternidade Carmosina Coutinho está sendo representada no 1º Seminário de Monitoramento e Avaliação da Estratégia QualiNEO, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília-DF, que teve início nessa segunda-feira (04) e encerra hoje (05).
Representado a unidade de saúde, estiveram a coordenadora de Enfermagem, Joanne Thalita, e a enfermeira Sildália Lima, da UTI Neonatal.
A Maternidade Carmosina Coutinho já participa da Estratégia QualiNEO desde 2017, quando foi lançada. A Estratégia visa qualificar as práticas de atenção ao recém-nascido de risco, que integra as diversas ações do Ministério da Saúde voltadas à saúde da criança até 28 dias de vida.
A iniciativa está sendo desenvolvida durante dois anos (junho de 2017 a julho de 2019) nas maternidades selecionadas. Ao final desse período, a pasta entregará um selo de qualidade às instituições que, além de integrar à estratégia, também conquistaram melhoras nos indicadores de assistência.
Entre estas melhorias, destacam-se a redução da mortalidade neonatal (primeiros 28 dias de vida), casos de asfixia no nascimento e de infecções da corrente sanguínea associada a cateter, além do aumento na taxa de aleitamento materno.
No seminário estão sendo discutidos o desenvolvimento e metas alcançadas durante o ano pelas maternidades participantes do QualiNEO, bem como as metas que ainda precisam ser alcançadas.
Segundo a enfermeira Joanne Thalita, “Esses eventos servem para busca de novos processos de melhorias assistenciais para proporcionar qualidade no cuidado prestado ao recém-nascido, além de trocas de experiências com outras maternidades”.
A secretária de Saúde de Caxias, Socorro Melo, ressalta que, desde o início da atual gestão, o município tem feito todos os investimentos necessários em qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da Maternidade Carmosina Coutinho.
“Com isso a população já percebe os resultados, tanto nos indicadores, quanto na qualidade do atendimento”, destaca a secretária.
A Maternidade Carmosina Coutinho tem registrado índices positivos referentes aos números de mortalidade materna e neonatal. De outubro de 2017 a abril de 2018 a unidade registrou ZERO mortes materna e, em abril deste ano, mortalidade neonatal e materna ZERO.
Veja mais fotos: