Atividade de Yoga é realizada com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas

Com foco no cuidado com quem cuida, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de Caxias participaram de uma aula de yoga como parte das ações da campanha Setembro Amarelo. A atividade teve como objetivo promover momentos de relaxamento e equilíbrio emocional para os servidores que atuam diariamente no atendimento em saúde mental.

Diana Farias, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, falou sobre a importância da atividade. “Nós pensamos nesse momento, para nós servidores aqui do CAPS AD, porque nós precisamos enquanto profissionais que trabalhamos com saúde mental, desacelerar um pouquinho, e por conta das situações que a gente se depara no dia a dia, as nossas demandas. São situações que exigem que nós, enquanto profissionais, estejamos bem para atender quem vem procurar o nosso serviço”, disse.

A prática foi conduzida por uma professora de yoga e proporcionou exercícios de respiração, alongamento e concentração. A professora de yoga, Elaine Coelho, destacou o trabalho realizado com os profissionais. “Hoje a gente fez uma prática de yoga simples porque o ambiente exigia. Dentro do yoga a gente trabalha movimento, respiração, relaxamento e o objetivo maior é a união de corpo, mente, emoções. A gente vai trabalhando isso através da nossa respiração, através do movimento consciente do corpo e isso ajuda na nossa saúde mental, porque a gente vai acalmando a nossa mente”, contou.

A iniciativa reforça a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente do acolhimento e acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico. Maria José, psicóloga, frisou a importância do cuidado aos profissionais. “Eu acho de suma importância, nós estamos no mês de setembro amarelo s é muito importante que as ações não se voltem apenas para o público externo, mas também para nós profissionais. Somos pessoas que cuidam de outras pessoas, logo a gente também precisa ter esse cuidado”, finalizou.