A primeira ação de intensificação de controle e prevenção contra Leishmaniose (calazar) se deu junto a feirantes e clientes do Mercado Central, por ser um local de grande circulação de cães.

A abordagem foi feita pelos agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) através de panfletos, conversas e carro de som.

“Aqui é nosso primeiro momento. Vamos dar continuidade a esta atividade reunindo com feirantes, pois, muitas vezes, cães chegam por aqui em busca de alimentos.  A conscientização é o nosso foco, e é importante os feirantes acondicionarem resíduos de alimentos não utilizáveis para facilitar o recolhimento pelo pessoal da limpeza”, lembrou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Antônio Viana, administrador do Mercado Central, falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo no sentido de prevenir doenças transmitidas através de cães contaminados.

“Temos feito um trabalho de conscientização, fazendo com que permissionários e até clientes tirem seus cães aqui da área do mercado. Essa conscientização da UVZ veio em boa hora”, destacou o administrador.

“A gente observa muitas pessoas transitando por aqui com cachorros, que não ficam atentas com a limpeza. Então, nesse momento, a UVZ nos ajuda muito nessa questão, pois eles entendem do assunto”, destacou Carlos Oliveira, feirante.

No bairro Seriema, o Centro de Convivência de Idosos e a feira também receberão as ações. O encerramento será na sexta-feira (10), com uma grande caminhada pelas ruas do Centro de Caxias; a concentração será na Praça da Matriz.

“É um ciclo de transmissão. Nós trabalhamos no combate, prevenindo com relação à reprodução do vetor. É importante também manter quintais limpos sem alimentos em decomposição”, reforçou José de Jesus, agente de combate a endemias.

Veja mais fotos:

 

Palavras chaves: ,