A cada domingo a Feirinha da Gente apresenta uma vasta programação e conta com muitas opções. Desde que foi inaugurado em 2017, o ponto turístico, em mais de 40 edições, já movimentou mais de 105 mil reais com a venda de produtos da agricultura familiar.

“Nós já estamos acostumados todos os domingos estar aqui em Caxias. O pessoal da Secretaria de Agricultura vai buscar a gente em casa para vender os produtos aqui na Feirinha”, diz Iracema Abreu, feirante do povoado Babú, 1º Distrito de Caxias.

Lugar de intercâmbio cultural, neste domingo (07) a Feirinha ofereceu, além de serviços de saúde, corte de cabelo gratuitamente. A ação social foi feita em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e marcou o encerramento do curso para novos cabeleireiros.

“Não estava nos meus planos cortar o cabelo hoje, mas cheguei aqui e vi que o pessoal estava cortando e aproveitei”, disse José Edivaldo, visitante.

“Muitos colegas buscam se inserir no mercado de trabalho, mas eu busquei o curso porque gosto de novos desafios”, disse o aluno Jeferson Leonardo.

“O objetivo é mostrar um pouco do trabalho deles e também fazer uma ação social voltada para os homens”, lembra Ângela de Melo, supervisora pedagógica.

“A gente tem dois cursos, o Corte Masculino e o de Técnica de Barbear. Então, a gente pega toda a tendência atual dentro dos parâmetros da barbearia. O curso é 20% teoria e 80% prática”, lembra Gabriel Delfino, instrutor do SENAC.

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itapecuruzinho disponibilizaram serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e orientações sobre saúde bucal, dentre outras ações.

“Nós verificamos o peso e a altura para, em seguida, tirarmos o IMC (Índice de Massa Corporal) para saber se a paciente está acima do peso e, a partir daí, a gente presta algumas orientações”, explica Andréia Aguiar, nutricionista.

“Eu sou de Brasília e estou passando pela casa dos meus parentes e aproveitei para vir aqui na Feirinha. Fui bem atendida, graças a Deus a saúde está tudo beleza, tudo normal”, disse dona Dayse Sousa, visitante.

O escritor Manoel Bezerra foi à Feirinha da Gente apresentar a obra “Letras e Construção”, de sua autoria. “Quando eu coloquei o nome “pedras” é que as palavras são pedras utilizadas para construir um castelo de sonhos”, disse o escritor.

O momento mais esperado foi o show de Djalma Chaves. O cantor maranhense relembrou também grandes sucessos da música brasileira e internacional.

“Djalma Chaves é um bem humano cultural e nos representa de uma maneira belíssima na linguagem artístico cultural da música”, frisa o poeta Wybson Carvalho.

“O prefeito Fábio Gentil está sempre preocupado em trazer novidades para a Feirinha e hoje temos Djalma Chaves se apresentando gratuitamente para os caxienses”, lembra Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“Nós estamos maravilhados com a música de Djalma Chaves, é um grande nome da cultura maranhense que nós estamos tendo acesso aqui pela Feirinha da Gente”, afirma a professora aposentada Deline Assunção.

Premiado dentro e fora do Maranhão, Djalma Chaves é um dos grandes nomes da música maranhense com projeção internacional. “Quando você chega em Nova York tocando as coisas que nós fazendo aqui, as pessoas abraçam. Então, quando você leva a sua verdade é diferente, você consegue passar aquilo. No show ‘Relicário’ a gente faz uma releitura de grandes clássicos da música. Já havia tocado em Teresina, mas faltava Caxias, foi muito bom, obrigado!”, disse o cantor maranhense.

A banda de rock “Último Sussurro” fechou mais uma edição da Feirinha da Gente.

Veja mais fotos:

Acompanhe na reportagem: