A dança do Lili, manifestação cultural tipicamente caxiense, completou na quarta-feira (03/04), 32 anos na cidade de Caxias-MA. A expressão folclórica foi criada em 03 de maio de 1985 pelo produtor cultural Raimundo Nonato da Silva (Pelé), dia em que se comemora também a Invenção da Santa Cruz, o que para Pelé, é um sinal de que o movimento cultural genuinamente caxiense nasceu abençoado.

O Lili é muito importante porque ele mostra a cultura do trabalhador, mobiliza as pessoas, tira as pessoas da rua e bota para dançar, movimenta o corpo e mostra que nossa cidade tem uma identidade”, lembra Pelé, Produtor Cultural, que é funcionário da Secretaria de Cultura do Município de Caxias-MA, desde 1984.

Desde que foi criado o grupo da dança do Lili sempre participa dos principais eventos cultuais organizados pela Secretaria de Cultura do Município, além das atividades alternativas em que são convidados. Várias cidades da região dos cocais já receberam a dança caxiense, como, Parnarama, Matões, São João do Sóter

Nós já estamos nos preparando para o São João. Nós ensaiamos o ano todo, nos preparamos para que a gente possa fazer bonito nas apresentações” afirma Pelé.

 

Os dançarinos, durante a brincadeira, manifestam: criatividade, o amor, a simplicidade e a simpatia, seguindo um ritmo contagiante, pois, embalados por uma melodia cadenciada, são capazes de mobilizar os espectadores a também entrarem na dança.

Caracterizada pela simplicidade, a dança se popularizou em Caxias e na região leste do Maranhão, como a expressão da cultura do trabalhador rural, por meio do seu gingado, expressão corporal e vestuários que lembram a vida e os costumes do homem do campo. A lembrança da data faz avivar na memória o desejo de manter sempre viva, uma das mais originais manifestações culturais de Caxias-MA.

Que as pessoas não deixem a nossa cultura morrer. Nós temos uma riqueza muito grande. A cultura depende de todos nós, do povo”, conclama Pelé.