Encerraram nesta sexta-feira (30) em Caxias as oficinas de orientações das ações de vigilância e controle do Sarampo e Rubéola. A ação aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As atividades tiveram início na quinta-feira (29) e contaram com a presença de representantes das regiões de saúde de Caxias (composta por 7 municípios) e de Timon (composta por 4 municípios).

A capacitação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde com o Departamento e Superintendência da Vigilância Epidemiológica.

Dentre os profissionais estão médicos, enfermeiros, coordenadores da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e da Imunização, além de profissionais das unidades de saúde de primeiro atendimento, como UPA, Hospital Geral e Hospital Infantil.

O objetivo é, diante da possibilidade real de reintrodução do vírus do Sarampo no Maranhão, garantir a sustentabilidade das ações de vigilância, prevenção e controle, preparando Equipes de Resposta Rápida (ERR) em cada região do estado.

“A importância desse momento é que, em casos de ocorrência da doença, sabemos qual serviço procurar. É importante também para que o profissional esteja preparado para receber e tomar as medidas cabíveis”, explica Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias.

Segundo a chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, a oficina capacita profissionais para a prevenção e enfrentamento das doenças, caso ocorram. No Maranhão já foram registrados 2 casos de Sarampo, um em Lago da Pedra e outro em Vitorino Freire, que estão sendo acompanhados e controlados para evitar epidemias.

“É uma oficina de preparação para o enfrentamento de um possível caso de Sarampo na região de Caxias e Timon. Já é a 16ª capacitação que estamos fazendo no estado. São mais de 500 pessoas capacitadas”, completou Graça Lírion, chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Palavras chaves: ,