Na plateia, os familiares contabilizam os resultados positivos conseguidos por meio da Equoterapia, que utiliza o cavalo como forma de possibilitar que as crianças possam se desenvolver. Dona Raimunda de Sousa percebe a evolução no acompanhamento. Janaína Machado também comemora os ganhos para o filho.

“Dá para perceber a evolução, meu filho melhorou a postura, antes ele caia muito, mas depois da Equoterapia ele melhorou bastante. Aqui eles são acompanhados por profissionais, então é um grupo bem completo acompanhando, o atendimento é excelente”, destaca Janaina.

“A gente gosta muito, eu acho um grande avanço ter esse projeto aqui. A minha filha gosta muito das práticas, ela está se movimentando mais, e agora a gente tem que ter mais atenção, porque a medida em que ela vai melhorando, ela vai subindo nas coisas, já tem força, tem postura, melhorou muita coisa”, afirma Raimunda.

O projeto atende aproximadamente 30 crianças com limitações físicas, psicológicas, ou com algumas patologias, a exemplo da Síndrome de Down, autismo, microcefalia, dentre outras complicações. Já são 3 anos de muitos avanços. O projeto é desenvolvido em Caxias pela Polícia Militar, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias e de outros parceiros.

“Melhora muito a condição da criança, dependendo da patologia, porque o andar do cavalo se assemelha à marcha humana, além de levar vários estímulos para a criança. Tanto do sistema nervoso central, quanto do periférico, então, estimula a criança como um todo. É uma prática que dá tônus muscular, auxiliar na deambulação, que é a caminhada da criança”, explica Renata Araújo, fisioterapeuta.

“A Equoterapia abrange vários benefícios para o praticando que desenvolve a terapia, desde a coordenação motora, a parte física propriamente dita, mas ela reinsere a criança na sociedade”, lembra Rafael Oliveira, equitador.

“É um projeto que trabalha o cavalo como principal instrumento biopsicossocial das crianças com deficiência física e intelectual. É importante, porque a gente contribui com o desenvolvimento de todas as crianças. Nós queremos agradecer a parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, e para nós, enquanto equipe, nos traz uma grande condição para a gente manter uma demanda de 30 crianças, por enquanto, que são beneficiadas”, lembra Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, recebeu um certificado de Amigo da Equoterapia. Atualmente, a Prefeitura de Caxias mantém os profissionais que assistem as crianças no projeto, que conta com fisioterapeuta, equitador, fonoaudiólogo e assistente social.

“A Prefeitura de Caxias autorizou fazer a parceria, na qual a gente paga os profissionais. É um projeto excelente que ajuda no desenvolvimento psicológico e motor das crianças que são assistidas no 2º Batalhão de Polícia Militar”, frisa Prof. Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Nós fizemos um convênio com a Polícia Militar. Vale ressaltar que no nosso governo, a gente passou a pagar as pessoas que antes eram voluntárias do projeto. Nós aumentamos o quadro e estamos incentivando a Polícia Militar para trabalhar a Equoterapia, porque nós somos conhecedores do benefício que irá trazer a essas crianças”, afirma Fábio Gentil.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: