A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca vem trabalhando com todos os grupos sociais que envolvem a agricultura familiar. Desta vez, dando continuidade a um trabalho que já acontece há mais de um ano, foi realizada mais uma reunião com as quebradeiras de coco babaçu do polo Lagoa dos Pretos, sobre o projeto proposto no Edital 2020 Resistência, do Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH), que visa melhoria na renda e nas condições de trabalho das estrativistas. A secretaria também realizou 21 inscrições no programa Mais Semente.

“É um trabalho que vem sendo realizado com postos ergométricos aqui na cidade de Caxias. É um estudo que vem sendo feito com as quebradeiras de coco, principalmente para salientar a postura delas. Para isto foram disponibilizadas mesas, onde elas têm facilidade de quebrar esta matéria prima. E neste edital de resistência é que em cima do que vem sendo realizado com elas, dando apoio a esta tese de doutorado, nós encontramos este edital que visa contemplar grupos formais ou informais, que tenham um trabalho parecido com este que as quebradeiras de coco fazem. A gente reuniu este grupo de mulheres para concorrer a este edital”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

O FBDH apoia grupos, coletivos e organizações da sociedade civil que dispõem de poucos recursos e acesso a fontes de financiamento. O fundo também valoriza as propostas que pretendem estimular o trabalho em rede, principalmente para resistir contra as crescentes violações percebidas no país e colaborar com o fortalecimento da democracia.