SAÚDE – Ações da campanha Março Lilás são desenvolvidas dentro da programação alusiva ao mês da mulher
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária, segue com a programação descentralizada de atividades relativas ao mês da mulher. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a do bairro Itapecuruzinho e adjacências. O trabalho foi feito em conjunto e envolveu profissionais da UBS e a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).
“Estamos proporcionando para as mulheres duas ações, uma relativa ao mês dedicado a elas e outra para lembrar sobre o Março Lilás, que é relacionado ao câncer do colo do útero. Estamos orientando-as sobre a doença, diagnóstico e tratamento por meio de uma palestra”, destacou Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.
As ações visam ressaltar a importância de a mulher cuidar de si em todos os aspectos, tanto na saúde, quanto na qualidade de vida, na qualificação profissional e nas demais áreas.
“O principal objetivo de hoje é fazer com que essas mulheres entendam o papel de cada uma na sociedade. Atividades para elevar a autoestima delas e, claro, todo o atendimento que nós já fazemos no dia a dia estamos ofertando aqui, além de homenagear pelo mês dedicado a nós”, frisou Eliene Mesquita, nutricionista do Nasf.
Para as participantes, também foi oferecido um café da manhã e sorteio de brindes.
“Para mim foi muito proveitosa essa ação. Sempre que acontecem essas palestras eu participo porque acho importante, e hoje foi melhor, tive a felicidade de ganhar um brinde”, disse Natália Rocha, moradora do bairro Fumo Verde.