Fechamento de ruas do Centro de Caxias diminui aglomerações e incentiva isolamento social
Nesta terça-feira (19), a cidade de Caxias vivenciou os primeiros momentos do fechamento das principais ruas do Centro Comercial e Histórico. O resultado ficou evidente, com a redução de forma grandiosa da quantidade de pessoas em circulação. A diminuição das aglomerações foi um dos pontos positivos da ação, segundo o secretário adjunto de Transportes, Alberto Simão.
“Os vendedores ambulantes e comerciantes entenderam a importância da medida e estão colaborando. Caxias está de parabéns pela adesão ao pedido da administração municipal para que a gente possa tirar de vez o novo coronavírus da nossa cidade. Até sexta-feira, nós estamos fazendo esse trabalho para saber qual o resultado que vamos produzir, para que outras medidas sejam tomadas. O que nós queremos é que o mais rápido possível esse vírus saia do nosso convívio”, disse o secretário.
A diminuição da quantidade de pessoas no Centro Comercial, comércio que também colaborou, fechando as portas e aderindo à solicitação da gestão municipal, deu uma demonstração de humanidade e ajuda no processo de conscientização da população caxiense sobre a importância de permanecer em casa o máximo que for possível durante o período da pandemia. Quem foi acessar serviços essenciais no Centro ficou surpreso com a presença de poucas pessoas na rua.
“Eu fiquei surpresa, pouca gente na rua. Mas tem que intensificar mesmo, realmente tem muita gente que não está dando a devida importância. A gente só vê os casos crescendo, e é preciso fazer alguma coisa. Eu acho boa essa ideia”, afirma Natália Correia, dona de casa.
Com a proibição da circulação de veículos no Centro Comercial, a Prefeitura de Caxias visa proteger as vidas dos caxienses. Esta é mais uma ação que se junta à pulverização das ruas com hipoclorito de cálcio com os carros atomizadores; à distribuição gratuita de máscaras para a população; ao serviço do Tele Corona, com o qual, por meio de videochamada, os pacientes suspeitos de síndromes gripais tiram dúvidas com os profissionais de saúde, dentre outras ações.
As ações estão respaldadas no Decreto nº 156 e nas informações epidemiológicas da Secretaria Municipal da Saúde, que registrou nos últimos dias baixa adesão às determinações de distanciamento social.
Com isto, fica proibida ainda a aglomeração de mototaxistas estacionados em vias, logradouros e pontos de mototaxistas, devendo os mesmos guardarem distância mínima de 2 metros entre as motos e os transeuntes, sob pena de responderem a procedimento administrativo e passíveis de perda da respectiva licença.
No perímetro do Centro Comercial será permitido o funcionamento apenas de bancos, lotéricas, farmácias, cartórios e serviços essenciais e será fechado para trânsito de veículos, com exceção de veículos de transporte de valores, abastecimento de farmácias, ambulâncias, motolância, carro funerário, Bombeiros e Polícia Militar, a partir de 18 de maio de 2020 e com termo final a ser estabelecido em decreto posterior. Será vedado o ingresso e fluxo de vendedores ambulantes no perímetro do Centro Comercial.
No Decreto n° 156 fica estabelecido o toque de recolher do dia 18 a 31 de maio de 2020, das 23h às 5h59 do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório em todo território do município de Caxias, ficando terminantemente proibida a circulação de veículos, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência. O acesso de veículos motorizados será permitido exclusivamente por moradores das ruas onde se dará o isolamento, mediante apresentação de um comprovante de residência.
Confira as ruas do perímetro do Centro Comercial que terão pontos de fechamento e controle pelos agentes públicos municipais:
- Rua Riachuelo com a 1° de Agosto (Livraria Graúna)
- Rua Dr. Berredo (Casa dos Estudantes)
- Rua São Benedito (Escola Infantil São Luís)
- Rua Senador Costa Rodrigues com Praça do Rosário
- Rua Desembargador Morato com Praça da Matriz
A ação conjunta acontece em parceria com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus, composto por diversos órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Comando do Tiro de Guerra, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Câmara Municipal de Caxias.