INFRAESTRUTURA – Prefeitura de Caxias entrega 2ª praça de 2021 com piso intertravado e academia ao ar livre
José dos Santos mora ao lado da Praça da Fazendinha. Há 40 anos por aqui, somente agora viu o que era um terreno baldio se transformar em uma bela praça com piso intertravado.
“Aqui era só lixão e mato, e agora está uma maravilha. Aqui mudou 100% porque era só lama. Hoje as crianças, as pessoas adultas, os velhos, e a noite é tudo claro. É importante que todo mundo cuide, porque se todo mundo cuidar, dura mais”, diz José dos Santos, morador da Fazendinha.
Quem já está aproveitando a academia ao ar livre instalada no local é Teodoro, que disputa com a criançada os equipamentos.
“A praça ficou muito boa, aqui é muita gente brincando, fazendo atividade e correndo. Aqui era um lixão esse negócio aqui. Hoje é outra cara. Essas praças dão muito espaço para as crianças brincarem e as pessoas terem um lazer”, lembrou Teodoro Sousa, usuário da praça.
Esta é uma das mais de 20 praças entregues pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria Adjunta de Urbanismo, ao longo da gestão municipal, a segunda somente em 2021. Uma praça com funcionalidade e espaço de lazer, como explica o secretário adjunto de Urbanismo, Gentil Neto.
“É uma felicidade poder atender essa demanda dos moradores da Fazendinha. Essa demanda chegou a nós e ao prefeito Fábio Gentil, e hoje estamos entregando. Aqui esse espaço servia como lixão, igualmente como era a Praça da Baixinha, e nós revitalizamos essa praça que serve como ponto de encontro para a comunidade. O nosso modelo de praça tem um padrão, por isso estamos levando iluminação em Led, piso intertravado, academia ao ar livre, lixeira, a jardinagem, plantas, bancos, dentre outros”, explica Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo.
O secretário lembra que não é apenas a entrega da praça toda equipada com piso intertravado, academia, bancos, lixeira, iluminação de Led. Uma equipe cuida para que haja a manutenção constante.
“Na zona rural nós temos projetos que estão em execução e na zona rural. Aqui na zona urbana temos a Praça do Campo de Belém, Praça no Piquizeiro e Praça do Ponte. E estamos com projetos de outras praças que vão ser entregues nos próximos dias. Nós temos uma equipe que faz a manutenção, mas que dá assistência aos logradouros como canteiros centrais e laterais”, lembra Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo.
O pedido é para que todos ajudem a cuidar do equipamento público. “Temos bairros que ainda não têm praças, mas a gente precisa do apoio da comunidade para que cuide da praça, cuidar como se fosse seu, porque realmente é feita com o dinheiro da população, é da população este espaço”, frisa Gentil Neto, secretário adjunto de Urbanismo.