A Unidade de Básica de Saúde da Nova Caxias é uma das 37 UBSs do Município de Caxias, que diariamente estão abertas recebendo a população para atendimento de diversas naturezas. Mas em tempo de pandemia, as pessoas com síndromes gripais também são assistidas e recebem atendimento organizado a partir da demanda de cada unidade.

“Quando o paciente chega, nós encaminhamos para uma sala especializada, que separamos para o atendimento de pacientes com síndromes gripais. Os outros pacientes, a gente coloca para serem triados em outras salas. Se a pessoa está com sintomas leves, o médico medica conforme os sintomas”, diz Daysi Rocha, enfermeira da UBS da Nova Caxias (MA).

Dependendo da situação do paciente, já há até mesmo o agendamento para a testagem. “A gente já deixa agendado o dia, em caso de necessidade o atendimento para testagem, caso apresente sintomas leves. É indicado sempre a partir do 10º dia, para evitar um falso negativo. Nós temos o cuidado de proteger a equipe, e os pacientes crônicos, que é uma grande demanda que temos aqui”, diz Daysi Rocha, enfermeira da UBS da Nova Caxias (MA).

A enfermeira lamenta que, muitas pessoas nos últimos dias estão procurando a UBS quando a situação de saúde já está agravada. É importante que a pessoa busque a UBS logo que os primeiros sintomas apareçam.

“Muitos já chegam bastante graves. A gente orienta que quando surgir uma dor de cabeça, sentiu o corpo mole, procure logo a UBS para ser tratado os sintomas. Porque se o paciente está em estado grave, quando ele chega aqui, a gente já tem que encaminhar para o Complexo Hospitalar”, destaca Daysi Rocha, enfermeira.

O coordenador da Atenção Primária, Rubenilson Luna, reforça que ao aparecerem os primeiros sintomas, o primeiro lugar a procurar é a Unidade Básica de Saúde. “Logo nos primeiros sintomas o paciente deve procurar a UBS. Quais são esses sintomas? Falta do paladar, olfato, febre persistente, vômitos e diarréias. As questões de maior complexidade, em que há a iminência da pessoa passar mal, a gente encaminha para o Complexo Hospitalar”, destaca Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária.

Nessa sexta-feira (19), as Unidades Básicas de Saúde vão funcionar normalmente. A Unidade Básica, além de atender os pacientes que reclamam de síndromes gripais, continuam atendendo todas as demandas da rotina de uma UBS, seguindo os protocolos sanitários.

“Nós temos crianças que precisam ser vacinadas, diabéticos que precisam de renovação de receita, a gente precisa continuar o acompanhamento das gestantes. Aquelas pessoas que estão estáveis, a gente pede que não procurem as unidades. Mas sempre que os caxienses precisarem dos atendimentos, estamos prontos para atender”, afirma Rubenilson Luna, coordenadora da Atenção Primária.

Sobre o momento vivenciado pela sociedade, no que se refere à covid-19, a enfermeira alerta principalmente os jovens, são eles que estão levando a doença para dentro de casa, e agora, são eles também que estão adoecendo.

“Higienização é o básico. Às vezes chegam pacientes sem máscara na UBS, mas eles não entram sem máscara, nós entregamos máscaras para as pessoas adentrarem à UBS. É um apelo que a gente faz para os jovens, porque têm os seus pais, os avós, os seus familiares, e são eles que estão adoecendo e prejudicando. A gente ver agora, que está tendo uma demanda maior dos jovens que estão adoecendo. Então, ao apresentar os sintomas, pelo menos nos primeiros 14 dias, a pessoa deve ficar isolada, separar um prato para a pessoa e um banheiro. Caso não tenha como separar o banheiro, após o banho fazer higienização, evitar a mão na boca, dentre outras medidas”, frisa Daysi Rocha, enfermeira.