A partir desta segunda-feira (12), tem início a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até 09 de julho. A campanha é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. Para esta primeira etapa de vacinação a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, recebeu 6.750 doses da vacina Influenza.

A Coordenação da Vigilância Epidemiológica reforça a importância de se levar o cartão SUS, carteira de vacinação, e documento de identificação com foto. “Queremos chamar atenção que, entre a vacina da covid-19 e a vacina da influenza, a prioridade é a vacina da covid-19. A vacina vai estar disponível na zona urbana e rural. Vamos manter as medidas de distanciamento, usar máscara e álcool em gel”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A Campanha foi dividida em três etapas. Nesta primeira etapa, que segue até do dia 10 de maio, crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde devem ser vacinados. A segunda etapa, será a partir do dia 11 de maio, e serão vacinados os professores e idosos com 60 anos ou mais. Na terceira etapa, de 09 de junho a 09 de julho de 2021, as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e, de longo percurso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas vão ser vacinados.

Segundo o Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde Rubenilson Luna, a rede de Unidades Básicas de Saúde e seus profissionais, estão preparados para o trabalho de imunização, que estará disponível nos horários de atendimento das UBSs, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h. “A Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, sempre andam de mãos dadas nas campanhas de vacinação, desta forma estaremos mais uma vez alinhados e envolvidos, para atender à população dos grupos contemplados contra a influenza” reforçou o coordenador.