O evento de entrega dos cartões para 17 catadores que integram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias (MA). Eles estão sendo contemplados com o Auxílio Emergencial do Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial) no valor de R$ 400,00 até o mês de dezembro de 2021, que visa ajudar esse segmento à enfrentar as adversidades sociais decorrentes da pandemia da covid-19.

“Vai ser importante, porque estamos seguros até dezembro. A pandemia atrapalhou 90% o nosso trabalho. Nós não estamos conseguindo encontrar a matéria prima para nossa produção. Essa ajuda vem em boa hora”, disse seu Damião Gomes, catador.

“Ficou complicado, porque não podemos sair para lugar nenhum, temos medo de adoecer com essa doença. A gente tem que se proteger. Com essa ajuda vai ficar melhor”, frisa Rôse Maylane, catadora.

“O Inasa trabalhou para a fundação da associação, porque esse é um trabalho que vem de longa data. Nós conseguimos formalizar a associação, que agora está possibilitando que eles recebam este benefício”, destaca Luis Neves, representante do Inasa.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; Amanda Gentil, Assessora Especial da Prefeitura de Caxias; Kiara Braga, secretária municipal Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária.

“Temos trabalhado junto ao poder público e a sociedade para a adoção de políticas públicas. Com este programa mais de 800 famílias foram assistidas. Estamos atuando em 40 municípios com mais de 3 mil catadores. Hoje, estamos beneficiando 17 pessoas com o auxílio”, frisa Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.

“É muito importante dar visibilidade para as classes mais necessitadas da nossa cidade e do nosso Estado. Fico feliz com a presença do Governo do Estado, por essa parceria com o município, de poder está ajudando os nossos catadores com o auxílio emergencial de R$ 400,00 até dezembro, que ajuda a proporcionar uma vida melhor, e a colocar comida na mesa”, afirma Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).

O edital para cadastramento dos catadores de resíduos sólidos, vinculados a associações e cooperativas, conforme previsto pela Lei Estadual Nº 11.380, foi realizado pelo governo do estado. O pagamento do auxílio emergencial é feito pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), de forma prioritária aos beneficiários do Projeto Pró Catador. O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da covid-19.

Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

“Nós estamos fazendo o incremento da estrutura das cooperativas. O município de Caxias vai doar o galpão para fazer a coleta seletiva no município e selecionar esses produtos para que gerem renda para essas famílias de catadores. O Programa atende mais de 70 pessoas em Caxias (MA)” destaca Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.

“Além disso, a parceria do Estado com o município é importante, porque o município está doando um galpão para melhorar as condições de trabalho desses catadores. E, o governo do Estado está doando caminhão e EPI’s, com isso vai ajudar muito o trabalho dos nossos catadores de materiais recicláveis”, frisa Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).

Por meio de parceria com a Prefeitura de Caxias, o trabalho junto aos catadores está avançando com a organização das pessoas em um espaço, onde será possível a separação adequada do material recolhido do lixão controlado de Caxias (MA).

“O benefício vai ser muito bom, e em nome da associação eu agradeço ao governo, porque vai ajudar muito aos catadores. Já possuímos o galpão, agora temos a garantia de receber o caminhão e os EPIs”, afirma Michele Henrique, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis.

“O Programa Pró Catadores, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está acompanhando desde o início. O município além do suporte está entrando com o galpão, onde será um local mais salubre para que eles possam estar executando o trabalho” afirma Kiara Braga, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).