Foi aproximadamente um mês de ações, em prol das crianças e adolescentes. A Campanha Maio Laranja desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que foi marcada por várias ações, tanto na rua, por meio da entrega de panfletos, palestras na Câmara Municipal, adesivaço nas ruas, dentre outras ações, sejam presenciais ou virtuais, fizeram com que a Campanha que visa o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes fosse difundida em diferentes ambientes.

“Esse mês só nos lembra da importância desse combate. A gente fica feliz em mesmo durante a Pandemia ter realizado pequenas ações que puderam chegar a muitas pessoas. A gente precisa lembrar que o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem que ser contínuo, e, que todos os dias somos chamados a denunciar. O Maio Laranja nos chama para lutar pelos direitos das crianças e adolescentes”, frisa Ana Maria, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA).

O incentivo à denúncia, caso você presencie ou saiba de alguma situação envolvendo crianças e adolescentes, também foi feito. Além disso, a população também está sendo alertada a denunciar no Disk 100, ou ainda, nos canais do município: Conselho Tutelar (99) 99953-7489 e CREAS (99) 99901-5237.

“A Campanha atendeu a nossa expectativa. Nós tentamos mobilizar o maior número de pessoas para a necessidade do denunciar. A gente espera mais consciência e consiga dizer ‘não’ a esse tipo de violência”, afirma Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O encerramento da Campanha Maio Laranja ocorreu nessa segunda-feira (31), no Mirante da Balaiada, que estava enfeitado com os motivos da Campanha. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Referência Especializado da Assistência social (CREAS) e Conselho Tutelar. No local, a soltura de balões, simbolizando a esperança de que as pessoas possam ter absorvido as informações da Campanha e possam denunciar, quando tiver que denunciar as situações de violência.

“A gente quando olha uma criança, e, ver o brincar, levando em conta todo esse ser maravilhoso e bonito, e, que necessita de nosso cuidado. A gestão municipal nos ajudou, Fábio Gentil foi uma mola muito importante para que a nossa Campanha ocorresse. Tivemos o apoio do Conselho Tutelar, do CMDCA e CREAS, e, vamos continuar a Campanha todos os dias”, Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Palavras chaves: ,