A festa começou às 18h desse sábado (26), com a apresentação da Banda Nossa Terra. A atração é novidade tanto no São João, quanto no meio musical caxiense, na oportunidade a banda aproveitou para fazer seu lançamento oficialmente na live do São João Que a Gente Quer 2021.

“Como banda, hoje é a nossa estreia e foi uma experiência incrível. A gente vinha se preparando para este momento. Nós agradecemos muito a oportunidade que o prefeito Fábio Gentil deu aos artistas, que por conta da pandemia foram afastados das suas atividades. Eu fico muito honrada por apresentar o nosso trabalho”, afirma Adria Amanda, vocalista da Banda Nossa Terra.

Em seguida, a Quadrilha Tamarineiro do Cangaço, também se apresentou acompanhada pelo Forrozão W. Som.

“É gratificante participar desse evento. Nós estamos muito felizes em saber que a gestão municipal e o prefeito estão nos apoiando. A nossa classe foi uma das mais prejudicadas. Mas, estamos conseguindo trabalhar graças a prefeitura”, afirma José Francisco, cantor.

A Quadrinha Flor do Sertão, também levou o seu brilho aos caxienses que interagiram na live. Logo depois, o cantor Edson Sampaio, mostrou porque tem uma extensão vocal das mais respeitadas da cidade. O cantor interpretou os sucessos do período junino e passeou pelos clássicos do forró.

“Se a prefeitura não tivesse tido essa atitude, nós não sabemos o que teria sido dos artistas. Então, eu só tenho a agradecer, porque não estamos trabalhando como antes. Muito obrigado, temos que agradecer primeiro a Deus, e depois ao prefeito Fábio Gentil”, frisa Edson Sampaio, cantor.

O produtor cultural Pelé, também apresentou sua manifestação cultural, a Dança do Lili, que em 2021 completa 36 anos de atividade no município de Caxias, cada vez mais aprimorada em suas vestimentas e capacidade de representação da cultura do homem da roça.

“Para nós é uma alegria poder brincar e levar a nossa cultura do trabalhador da roça. Todo dia a gente está buscando melhorar, fazer a nossa cultura aumentar e conquistar Caxias, o Brasil e o mundo”, disse Pelé, produtor cultural.

Subiu também ao palco, a Banda Lampião. Caracterizado com as vestes de Lampião, Chico Beleza interpretou os sucessos que marcam a passagem do período junino, dando vida a uma das culturas mais festejadas na região Nordeste. “Este é um projeto que a gente se reúne para fazer, o projeto do Lampião. Nesse período de pandemia, nós temos que dizer às pessoas para se cuidarem, porque a doença não é brincadeira”, disse Chico Beleza, cantor caxiense.

A Quadrilha Junina Beija Flor dos Cocais, há cinco anos abrilhanta e contribui com a festa junina em Caxias. “Nós queremos agradecer a oportunidade de difundir a cultura e levar entretenimento para as pessoas em casa. Nós temos a melhor Rainha do Estado, a 4ª melhor rainha do Nordeste”, disse Rogério Viana, puxador da Junina Beija Flor dos Cocais.

Também passou e conquistou muitos aplausos dos internautas que se manifestaram na live, o Bumba Boi Encanto de Caxias. Há 28 anos, fazendo cultura, os brincantes mostraram porque devemos valorizar ainda mais a nossa cultura maranhense do Bumba Boi.

Agora em carreira solo, Coringa “O Diferenciado”, deixou sua marca, bem como, Jefferson Costa e Banda, que fechou a noite no São João Que a Gente Quer em Casa 2021.

Em 2021, o São João Que A Gente Quer Em Casa, promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abraçou todos os inscritos, que somam mais de 160 atrações, assim beneficiando mais de 800 pessoas.

A Programação segue respeitando todos os protocolos sanitários, com atrações apenas do município de Caxias. A Prefeitura está prestigiando as seguintes categorias: DJs (colecionador de vinil), cantor solo, cantor e músico, trio de pé de serra, apresentador teatral, grupos culturais, esquema musical, bumba-meu-boi e bandas.

“O nosso povo tem a autoestima elevada, então a gente pede que as pessoas assistam em casa ou em seus estabelecimentos as lives que seguem até o dia 30 de junho, para que todo o nosso povo possa ver ao vivo as nossas belezas e a nossa cultura no São João Que a Gente Quer em Casa”, afirma Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.