SAÚDE – Prefeitura de Caxias exige comprovação de domicílio para ter acesso à vacina contra a Covid-19; assunto repercute no Piauí
Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Caxias, passou a exigir para a vacinação contra a Covid-19, além do CPF ou Cartão do SUS, documento de identificação com foto, um comprovante de residência no nome da pessoa que irá se vacinar, caso a mesma não tenha, será necessário apresentar o título de eleitor como prova de domicílio eleitoral no município.
A ação se deu devido a grande quantidade de pessoas advindas de outras cidades que estavam fraudando comprovantes de residência para tentar se vacinar contra a Covid-19 em Caxias (MA).
Em entrevista ao canal ‘O Dia’, da capital do Piauí, Teresina, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, falou sobre as medidas para coibir a vacinação em pessoas que não sejam de Caxias.
“Se o comprovante de residência não estiver no nome dá pessoa que deseja ser vacinada, ela terá que apresentar seu título de eleitor para comprovar seu domicílio eleitoral, evitando assim que tenha fraudes. Chegamos ao ponto de ter que tomar medidas mais restritivas, justamente para coibir que pessoas que não sejam do município venham tomar nossas vacinas. Sabemos que a vacina é um direito de todos, mas cada um deve aguardar no seu município a chegada de sua faixa etária”, explica.
Além disso, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, explicou sobre os prejuízos que vacinar pessoas de outros municípios podem trazer para a população de Caxias.
“A vacina é distribuída baseada na população de cada município. Então, quando uma pessoa do Piauí, por exemplo, usa a vacina que é para ser aplicada em Caxias, no Maranhão, consequentemente essa vacina vai faltar para aquela pessoa que é residente do município de Caxias”, frisou.
Verônica Aragão, também destacou a rapidez no processo de imunização em Caxias. “Já vacinamos 92.868 pessoas, o que corresponde a cerca de 85% das doses já recebidas. Então acreditamos que estamos avançando bem, tanto que já estamos na faixa de idade de 25 anos, com a intenção de baixar ainda mais dependendo das doses que formos recebendo”, finalizou.