EDUCAÇÃO – SEMECT auxilia escolas com o PEGE e facilita o trabalho da comunidade escolar
A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), dispõe do Programa Estatístico e Gestor Escolar (PEGE), que tem por finalidade monitorar as metas traçadas pelos gestores, diretores e professores no que se refere aos indicadores educacionais, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), esse é um programa que beneficia alunos, professores, coordenadores, gestores, e toda classe educacional, avalia a coordenadora Maria de Fátima Borges, da Escola Comunitária Coronel Sadock.
“O PEGE veio contribuir muito com o professor nas aulas on-line, nós já tínhamos o domínio antes da pandemia, e com o surgimento da doença fizemos os nossos trabalhos com eficácia”, lembrou Maria de Fátima, coordenadora da escola Comunitária Coronel Sadock.
A gestora adjunta, Edina Maria da Silva, da UEM Coronel Gervásio ressalta sobre como o PEGE tem sido imprescindível como suporte tecnológico para as escolas e professores. “Na UEM Coronel Gervásio Costa, o processo on-line tem ajudado muito os professores nas suas atividades, na forma do preenchimento dos registros de aulas e matrículas, a tecnologia veio para facilitar a forma de ensino nas escolas”, frisou Edina Maria, gestora adjunta.
As escolas do campo são beneficiadas da mesma forma com o programa utilizado no município de Caxias. “Observamos o quão benéfico e imprescindível esse programa, é um dos maiores e melhores sistema de acesso em orientação de alunos, ferramenta que veio para acrescentar não só na vida do gestor, como também na vida laboral da escola. Nós temos o apoio da equipe técnica da SEMECT tirando nossas dúvidas, sempre nos atendendo com o maior respeito”, lembra Ozinete Ribeiro Paz, da Unidade Integral José Gonçalves Costa.
A engenheira Rayza Fernanda, que integra a equipe do suporte técnico, explica como funciona o PEGE nas escolas e os benefícios advindos com a inovação tecnológica provida pelo PEGE. “A função do PEGE é oferecer para os professores, gestores e coordenadores, a opção de fazer registros de aulas, de lançamento de notas, e acompanhar o aluno principalmente nesse momento de pandemia, através dos smartphones, tabletes, computadores, para os gestores possam acompanhar toda a movimentação e às informações que os professores lançam. Nesse momento o PEGE foi um facilitador no incentivo ao aluno em não desistir das aulas”, destaca Rayza Fernanda, engenheira do suporte técnico.