A Prefeitura de Caxias e o Hemomar estão de mãos dadas para alavancar as doações de sangue. O banco de sangue tem registrado poucas doações para atender a cidade e a região, e por isso, a parceria se torna algo mais que necessário.

Nessa sexta-feira (14), o prefeito Fábio Gentil, reuniu os secretários municipais na sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar – Caxias), para mobilizar as equipes de cada secretaria para que possam colaborar com doações voluntárias, a fim de que mais pessoas sejam ajudadas.

“O Hemomar está precisando de sangue. A doação vai ajudar as pessoas. Eu conclamo toda a população de Caxias, para que possamos vir ao Banco de Sangue do Hemomar fazer a doação, que representa o salvamento das pessoas. Quantas pessoas podem ser salvas com essas doações? Muitas vidas. Estamos fazendo a nossa parte, mobilizando os funcionários do município para fazer a doação, você pode fazer a sua parte também. Nós estamos juntos contribuindo para reforçar o Banco de Sangue do Hemomar”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

“Estou aqui doando sangue. A doação de uma pessoa pode salvar a vida de até 4 pessoas, pessoas com doenças crônicas, que sofreram traumas, que passaram por cirurgia. Quero chamar você de casa para também doar sangue. Venham aqui no Hemomar, onde você passa por uma triagem para saber se pode doar”, lembra Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“Cada secretário vai fazer uma mobilização em sua pasta, e a Secretaria Municipal de Saúde vai estreitar as relações que já existem com o Hemomar, se responsabilizando pelas doações mensalmente”, destaca Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

“Nós iremos reunir a nossa equipe, e os que tiverem aptos a doar, que eles possam contribuir com a sua doação que é tão importante”, lembra Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Nós vamos trabalhar a importância de fazer a doação de sangue para o Hemomar, porque nós sabemos que até a gente pode precisar também”, lembra Léo Barata, secretário de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós conversamos com as equipe da Secretaria e da Guarda Municipal para contribuírem com esta ação de suma importância para a sociedade. E para que aumente ainda mais os número de doações, falarei também com o Tiro de Guerra”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Nós temos parceria com cidades da região e queremos estreitar essa parceria com a Prefeitura de Caxias. Eu agradeço a vocês por terem vindo ao Hemomar e acredito que a população tem a ganhar com esse trabalho”, disse Maria José, assistente social do Hemomar Caxias (MA).

Para ser um doador (a) a pessoa deve:

  1. Estar em boas condições de saúde;
  2. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhado de um dos pais ou responsável e levar os documentos);
  3. Pesar no mínimo 50kg;
  4. Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  5. Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  6. Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

O Hemomar Caxias está situado na Avenida Valter Brito, no bairro Campo de Belém e atende no horário das 7h30min às 11h30min de segunda à sexta-feira, sendo que quarta e quinta-feira os atendimentos são das 7h:30min às 11h:30min e das 14h às 17h.