SAÚDE – Balanço mostra 2.009 pessoas avaliadas e 5 casos positivos de hanseníase identificados em janeiro de 2022
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste ano, a Campanha Janeiro Roxo para conscientização e combate à hanseníase. Foi realizada entre 14 a 31 de janeiro, com o tema “Hanseníase – Identificar, Tratar e Curar”, com ações de busca ativa, avaliações dermatológicas e palestras.
As ações foram realizadas em 37 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural do município, totalizando 2.009 pessoas avaliadas, com a identificação de 5 casos positivos para hanseníase, que já foram encaminhados para tratamento.
“Após o diagnóstico, a pessoa inicia o tratamento. Nós buscamos conhecer as pessoas que convivem com o paciente desde os últimos 5 anos, para que também sejam avaliados, a fim de investigar como o paciente adquiriu a doença. Nossa busca é encontrar a fonte que transmitiu, por isso as ações continuam durante o ano inteiro. A nossa busca é intensiva, porque se encontramos 5 pacientes positivos, certamente ainda terão outros. Nós convidamos a comunidade, para que caso apareça qualquer mancha no corpo, procure uma unidade de saúde, onde será feita a avaliação e caso o resultado seja positivo, é iniciado o tratamento”, destacou Cicero Rodrigues, coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase.