EDUCAÇÃO – Municípios apresentam experiências e boas práticas na educação durante I Seminário Intermunicipal Paulo Freire
A Prefeitura de Caxias (MA), realizou durante dois dias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), o I Seminário Intermunicipal Paulo Freire.
O tema “Políticas Públicas em Educação com o foco na sustentabilidade e desenvolvimento social” foi discutido no Centro de Treinamento João Paulo II, visando compartilhar boas práticas educacionais desenvolvidas pelos municípios participantes.
As cidades Duque Bacelar e Presidente Dutra apresentaram ações na busca ativa e o trabalho durante a pandemia.
“Nós planejamos com os professores atividades diferenciadas para levar aos alunos durante a pandemia. Preparávamos as tarefas e íamos deixar nas residências deles. Acredito que superamos os desafios de ensinar e aprender durante esse período”, disse Fabiana Linhares, coordenadora Pedagógica de Duque Bacelar.
“Nós trouxemos a experiência da busca ativa, pois estamos mantendo os alunos dentro das escolas. Porque não basta trazer o aluno, é preciso fazer com que ele permaneça. Lugar de criança é na escola”, reforça Fernando Sereno, secretário de educação de Presidente Dutra.
Prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias municipais de educação e meio ambiente destacaram a importância do encontro, que serviu tanto para o compartilhamento às práticas exitosas, como também para o estreitamento de relações institucionais entre os municípios.
“Quero agradecer por esse seminário, que nos permite um direcionamento e a boa relação entre os municípios. Quero parabenizar ao prefeito Fábio Gentil e a secretária de educação Ana Célia por este trabalho. Tem que acontecer mais vezes”, disse Benedito Coroba, prefeito de Itapecuru Mirim.
“Ficamos felizes em participar. Nós também trouxemos a nossa experiência em educação ambiental de resíduos sólidos. Queremos agradecer”, frisa Tiago de Oliveira, secretário de Meio Ambiente de Itapecuru Mirim.
“O que mais nos chamou a atenção foi o fortalecimento das estratégias na educação. Essa experiência nos faz pensar em uma política de gestão compartilhada, que nos fortalece”, destaca Nazaré Ferraz, secretária de Educação de Itapecuru Mirim.
A capital São Luís (MA) apresentou a primeira escola bilíngue, sendo que a primeira língua é libras e a segunda o português.
“São Luís inaugurou a primeira escola bilíngue da rede municipal. Ela não é uma escola especial, é uma escola regular, onde a maioria dos alunos têm deficiência auditiva. Quero parabenizar a secretária de educação de Caxias pela iniciativa e esse evento precisa ser realizado em diferentes municípios do Maranhão”, disse Alexandrey Melo, superintendente de Educação Especial de São Luís.
O Seminário teve suas expectativas superadas e reuniu 25 municípios maranhenses, além das capitais: Teresina e São Luís.
“A princípio, nós pretendíamos reunir a região dos Cocais, mas também conseguimos reunir municípios do baixo Parnaíba, Médio Mearim, Teresina-PI e São Luís. Nós aprendemos muito e repassamos também o que temos. Apresentamos o Plantão Social, a Robótica e o Prouni Municipal. A ideia é transformar tudo isso em conhecimento”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).