O saneamento básico brasileiro é destaque na capital gaúcha na 50ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Os diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias, Arnaldo Arruda e Reinaldo Ferreira, participam do evento que está sendo realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), até a próxima sexta-feira (13).
O diretor do SAAE Caxias, Arnaldo Arruda, foi facilitador do minicurso internacional que discutiu a temática “Recolhimento seletivo de resíduos de embalagens e de biorresíduos – principais aspectos técnicos e econômicos” com os oradores Carlos Martins – Assessor/AdP SGPS e o engenheiro especialista em Engenharia Sanitária – Portugal e Paulo Praça – Presidente da ESGRA – Portugal.
O evento reúne participantes de todas as regiões do país. A vasta programação que conta com painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos técnicos, além da feira de saneamento está promovendo debates ricos e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro, com destaque para o marco regulatório do saneamento básico.
Para Arnaldo Arruda que integra o Conselho Diretor Nacional da Assemae, o congresso é de fundamental importância para debater políticas públicas de saneamento para o Brasil. “Depois de dois anos sem a realização deste congresso, por causa da pandemia da covid-19, é muito importante participar do evento para a troca de experiências, aprendizado e o fortalecimento do serviço público de saneamento, já que estão aqui representantes de diversos municípios brasileiros com atuação expressiva nesse setor”, destaca Arnaldo Arruda, diretor do SAAE Caxias.