A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), deu início ao Projeto Mães que Educam, nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Marcelo Dino e Maria das Neves Coutinho. A ação vai se estender por todo o mês de maio.

A SEMECT tem por objetivo trabalhar em parceria com as mães, visando o retorno presencial em todos os Centros de Educação Infantil. As mães de alunos têm um papel importante nesse processo. O encontro no pátio do CEI Marcelo Dino, teve apresentação musical, distribuição de mimos para as mães e palestras sobre o projeto que tem pretensão de envolver a família com a escola.

Já no CEI Maria das Neves Coutinho, houve apresentação de alunos para as mães, brindes, bolo em comemoração ao dia delas, além de representações de professores.

A mãe da aluna, Lígia Cavalcante, destacou a importância do projeto. “Esse projeto realmente tende a ajudar nós mães a orientarmos nossas crianças com firmeza e carinho, ensinando a melhor forma de agir”, lembrou.

A equipe gestora da SEMECT, assim como a coordenação infantil e a equipe do Plantão Social, têm acompanhado essas ações e destacado momentos importantes que aliam comemoração e ensinamento, relata Marline Feitosa da Coordenação Infantil. “Aqui só é o início, o projeto irá se entender nos CEI municipais e tomar proporções maiores mais à frente, no entendimento entre a secretária de Educação e o prefeito Fábio Gentil, que juntos buscam uma educação de qualidade e promissora”, destacou a coordenadora.

A equipe do Plantão Social da SEMECT, vai ser responsável por desenvolver e promover a interligação entre escola, mães de alunos e profissionais da educação, orientando no que for necessário com o apoio assistencial pedagógico. Como explica a coordenadora do Plantão Social da SEMECT, Valéria Almeida, o projeto deve ser um sucesso.

“O Projeto Mães Que Educam, surgiu de uma ideia da secretária de Educação Ana Célia, que é uma visionária. Com o apoio do gestor municipal Fábio Gentil, o projeto está sendo implantado e as mães gostando muito da ideia. Com isso, todos ganham”, disse Valeria Almeida.

“Esse projeto vem para ajudar as mães com vários benefícios e ensinamentos, estou muito feliz por saber que as aulas presenciais irão voltar para nossos filhos e no momento certo”, destacou Valedriza Araújo, mãe de aluna do CEI Maria das Neves Coutinho.

“O CEI Marcelo Dino está preparado para receber os alunos, os pais apoiaram essa decisão que teve consonância positiva de todos, quanto ao Projeto Mães que Educam, é uma iniciativa maravilhosa que vai ajudar muito as mães, pois desperta os cuidados e valores dentro das escolas”, destacou Thayanne Macedo, gestora.

“O Projeto Mães que Educam vem resgatar valores, princípios e dignidade, o que de certa forma já estamos fazendo, mas agora há uma amplitude maior e mais comprometida com grandes ações, outro tópico importante foi o pronunciamento de nossa secretária sobre a volta às aulas presenciais para alunos de 2 a 5 anos, todas as famílias apoiaram e ficaram felizes, é muito bom para todos”, reforça Marta Alves, gestora do CEI Maria das Neves Coutinho.

“Hoje além da comemoração para as mães, apresentamos o Projeto Mães que Educam, no qual todas serão beneficiadas com orientação profissional, apoio e também futuramente com cursos profissionalizantes, aproveitamos para oferecer um bolo em comemoração ao mês especial e dizer que após o apoio dos pais, vamos retornar com toda segurança às aulas para alunos de 2 a 5 anos, com cuidados e orientações necessárias”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

As escolas terão que reunir-se com os pais de alunos para planejar a volta às aulas presenciais dos alunos dos CEIs, com total segurança, conforto e proteção à saúde de todos.