CULTURA – Caxienses prestigiam Feirinha da Gente em homenagem especial ao Dia Nacional do Reggae

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e da Feirinha da Gente, prestou uma homenagem especial ao Reggae, gênero musical de origem jamaicana, que tem grande aceitação em todo o Estado do Maranhão, em especial, na cidade de Caxias (MA).

“Nada melhor do que a gente aproveitar e fazer essa festa em homenagem ao Reggae aqui no Centro Histórico. Muita gente compareceu e aprendeu a dançar com os professores de Reggae. Lembramos também que vamos instituir no último sábado de cada mês, a Feirinha Gastronômica, que será das 18h às 23h. Será um ambiente com comidas típicas da nossa cidade”, frisa Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

No Brasil, o Dia Nacional do Reggae é celebrado em 11 de maio, quando é recordado aquele que mais difundiu o Reggae no mundo, Robert Nesta Marley, conhecido como Bob Marley. A data coincide com o dia de falecimento do cantor Bob Marley, maior expoente do reggae, que morreu há 41 anos, vítima de um câncer.

A forte presença do ritmo em Caxias fez com que a Feirinha prestasse essa homenagem, abrindo espaço para atrações, como Nação Roots Vinil, Castelo do Vinil e Recordation Vinil. As equipes tocaram os grandes sucessos do Reggae.

“Estou feliz pelo convite e contente em poder mostrar aqui o nosso trabalho, que é feito com muito carinho e dedicação, Reggae não é apenas música, é um ritmo que contagia e traz boas sensações”, disse DJ Mister Wadson.

“O Reggae mudou para patamares melhores. Antes estava mais no Gueto, hoje está em vários ambientes”, disse Marcos Lima.

“Estamos aqui para tocar as músicas do passado. É gratificante poder mostrar a grandiosidade do Reggae, que busca mostrar o amor, a paz e a união”, frisa Wellington Pedra.

“É gratificante quando o poder público valoriza as raízes do nosso estado e coloca em praça pública. Evento como esse, mostra que o governo tem compromisso, respeita tudo e a todos, estamos aqui para fortalecer essa festa bonita”, disse Dj Erivan Pedra.

Para a coordenadora da Ferinha da Gente Taty Sobral, o objetivo foi alcançado. “Fizemos questão de dar espaço a esses músicos, que levantam essa bandeira da cultura Reggae Roots, pois aqui é um espaço democrático, onde respeitamos todas as formas de cultura”, disse Taty Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.

Os amantes do ritmo da Jamaica, enraizado no estado há décadas, também compareceram na Feirinha para verem o ritmo vencer mais uma barreira e ser difundido ainda mais. Houve aula de Dança Reggae, com Josy Tales. O momento foi de levar ao conhecimento dos turistas e visitantes, a verdadeira essência do Reggae, já que maio é o mês de comemoração e festividade desse ritmo no Maranhão. Ginna Bless, pesquisadora desse ritmo jamaicano, foi convidada para falar ao público presente a origem e o que é o Reggae Roots. Josy Teles, professora de dança, passou orientações e dicas para quem quer apreender a dançar o ritmo.

“É uma festa linda e valoriza nossa cultura. É um prazer estar aqui, contribuindo e repassando para esse público maravilhoso de Caxias o que eu apreendi . Viva ao reggae. Estamos felizes, temos também a Associação dos Regueiros de Caxias (ARC). Estamos aqui para somar com o Reggae”, completou Josy Teles.

SAÚDE
A Feirinha da Gente contou ainda com serviços de saúde, vacinação contra a covid-19 e influenza. “É mais um benefício, pois enquanto estamos aqui, nós nos vacinamos, sendo mais uma garantia para as pessoas poderem circular com tranquilidade”, disse Pedro Arcanjo, artesão.

AGRICULTURA
Em outros espaços, o artesanato, a culinária e os produtos da Agricultura Familiar também foram comercializados. “As vendas estão boas. Hoje eu trouxe galinha, puba fresca, farinha de puba, pimenta, conserva e muitas outras coisas “, destaca Antônia Lidiane, agricultora familiar.

“É uma oportunidade para os nossos agricultores. Aqui temos o pessoal do entorno, a exemplo do Povoado Nazaré, Porção, Caxirimbu e Belém. Nós tentamos diversificar. Estamos em contato com os nossos agricultores, para que além da Assistência Técnica, possamos dar alguma dica de como vender”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

MAIO AMARELO
A Feirinha recebeu profissionais da CIRETRAN, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes, que também fizeram divulgação sobre o Maio Amarelo de conscientização dos usuários do trânsito, que visa principalmente a redução de acidentes nas vias públicas da cidade e nas rodovias.