Estudantes do Curso de Microempreendedor Individual (MEI) do Programa Qualifica Mais Progredir do Instituto Federal do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Caxias, realizaram a exposição de produtos e serviços, dentre eles comidas, cosméticos, confecções, doces e salão de beleza. O momento fez parte de uma atividade prática de um dos módulos do curso, que está sendo ministrado no Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Este curso tem sido importante para mim. Há 25 anos eu mexo com Buffet, mas na minha parte de finanças eu não ia muito bem. O meu esposo tem me incentivado e depois deste curso, reabriu a porta dos meus sonhos”, destaca Márcia Sena, aluna.

É muito gratificante porque eu vou aprimorar o meu negócio para aumentar as vendas. Nós temos que nos aprimorar para buscar uma melhoria no negócio e é o que eu busco aqui neste curso”, disse Irene dos Santos, aluna.

Estou na fase final do meu ponto para trabalhar em casa e, pretendo que seja o mais rápido possível. Eu quero mexer tanto com produtos fitness, quanto outros. Este curso veio me ajudar muito, porque eu sou muito tímida, mas já consegui dar esse passo. Eu creio que até o final do curso esteja apta a montar meu próprio negócio”, destaca Ciane Sousa, aluna.

O Curso conta com 36 integrantes e ensina a parte teórica, mas também ensina as empreendedoras a colocar a mão na massa, entender com a atividade funciona.

Essa é a finalização de um dos componentes do curso. A proposta de mostrar e fazer com que eles coloquem em prática tudo que eles aprenderam no curso de Microempreendedor Individual. O nosso componente é educação financeira com o foco no empreendedorismo. Então, não tem como você fazer um plano de negócio se você não entender como estruturar os custos do negócio”, frisa Francyane Barradas, professora do curso de MEI.

Dois editais estão abertos no momento para a formação de mais duas turmas do curso Microempreendedor Individual. As inscrições estão sendo feitas no Tiro de Guerra e na escola Jadhiel Carvalho. Qualquer pessoa acima dos 18 anos, que terminou o ensino médio e que faça parte do Auxilio Brasil pode participar.

É um curso que te ensina a se formalizar. E, ao final do curso a pessoa vai estar preparada dentro da categoria do Microempreendedor Individual. Essa turma e a turma do Centro Educacional São Francisco foram as primeiras oferecidas em Caxias. Nós vamos iniciar mais duas, no Tiro de Guerra e no Jadhiel Carvalho”, destaca Luís Moraes, coordenador dos cursos do Bolsa Formação do IFMA.

Palavras chaves: ,