CULTURA – Prefetitura de Caxias (MA) abre 6ª edição do São João Que a Gente Quer 2022
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, abriu oficilamente nessa sexta-feira (17), a programação do São João Que a Gente Quer ‘Revivendo Tradições’. Depois de dois anos sem festividades presenciais os caxienses voltaram a reviver as emoções de um dos maiores São João do Maranhão.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, declarou aberto oficialmente o São João Que a Gente Quer 2022. O gestor esteve acompanhado do secretariado, vereadores e a Deputada Estadual, Daniella.
“Eu fico emocionado em dizer que todos nós unidos faremos nossa cultura crescer. Hoje estamos retomando nossas festas para que o nosso povo pudesse apreciar. Este ano, a Prefeitura vai poder dobrar os cachês dos nossos produtores culturais. Quero deixar um abraço carinhoso aos nossos barraqueiros e isoposeiros que estão aqui para ganhar o pão de cada dia“, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
“Nós estamos trabalhando muito pela cultura e pelo município. Quero parabenizar a secretaria municipal de Cultura, os brincantes e as pessoas que vieram assistir. Nós queremos nos colocar à disposição da cultura de Caxias (MA). Foi a soma de esfoços que trouxe a todos nós a este grande evento de hoje”, disse Daniella, Deputada Estadual.
“Eu quero acima de tudo pedir que possamos respeitar a cada um. Abrir o nosso São João com a Dança do Lili, que nasceu no nosso município e que a Prefeitura e a Câmara vão tornar esta dança um bem imaterial é muito importante. Que nosso São João seja um sucesso. Neste momento eu declaro aberto o maior São João do Interior do Maranhão”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).
Na primeira noite, as atrações apresentadas na Vila Junina no espaço da cidade cenográfica, foram: Trio Maranhense, Tambor de Crioula de São Benedito, Skema Balance e Dance. No segundo espaço preparado pela Prefeitura de Caxias, a folia também foi de arrepiar. No tablado uma das atrações juninas que passaram foi a Quadrilha Caipira Cycwpyra.
“A meninada está de parabéns, queremos agradecer a Prefeitura pela festa bonita, estamos de volta depois de 2 anos de pandemia”, disse Neto Fernandes Puchador.
Logo depois foi a vez da Dança do Lili, dança típica caxiense que está com 37 anos. Os integrantes falaram e fizeram por meio da dança, um pouco da cultura do trabalhador da roça e agitaram o público.
“A dança do Lili surgiu a partir de uma brincadeira de roda, no período da Semana Santa. O povo antigamente era muito religioso, então para não deixar morrer a tradição, decidimos dar continuidade, pois é algo típico do nosso Maranhão. Quero agradecer a Prefeitura e ao nosso Prefeito que sempre dança junto”, disse Pelé, fundador da Dança do Lili.
A Quadrilha Caipira Os Pimentinhas do bairro Tamarineiro, que congrega estudantes da escola Belmiro de Paiva, também deu o seu recado. “Este ano nós completamos 14 anos, fomos buscar bem distantes os nossos integrantes. Nós superamos uma pandemia e eu estou muito feliz em estar aqui com os meninos“, frisa Francisca Maria, organizadora.
A última atração do tablado foi o Boi Encanto de Caxias (MA), com aproximadamente 80 integrantes. O boi de orquestra homenageou as tradições africanas e buscou romper os preconceitos ainda presentes na sociedade brasileira.
“Nós estamos homenageando as nossas raízes africanas e os orixás, justamente pelos preconceitos, os terreiros estão sendo atacados e pessoas negras sendo impedidas de entrar em escolas com vestimentas da sua religião. Então, estamos falando das nossas origens, porque sabemos de onde viemos, a nossa cultura”, disse Luiz Felipe, integrante do Bumba Meu Boi Encanto de Caxias (Vestido de Pai Francisco)
“Nós já estamos com 28 anos. O tema é África, homenageando os Orixás. Nós queremos quebrar este preconceito que faz parte da nossa espiritualidade“, disse Maria da Paz (Paizinha).
Já no palco do apresentações de Shows do Parque da cidade, a primeira atração foi Bady e Banda Skema 10, com o forró que só os caxienses sabem apreciar.
“Eu quero agradecer ao prefeito Fábio Gentil pelo convite em mais uma vez estar aqui no São João Que a Gente Quer”, disse Badyo, cantor do Skema 10.
Já perto da meia noite, Gleydson Gavião subiu ao palco para cantar seus grandes sucessos. O Rei das Vaquejadas soltou a voz e fez todo mundo dançar. Ele destacou que havia algum tempo que não vinha à cidade de Caxias, ficou feliz em se apresentar no São João Que a Gente Quer, que segue até o dia 29 de junho de 2022.
“Quando a gente toca muito arrasta-pé, muito São João, como você sabe, a Vaquejada e a região é bem propícia pra isto, nós gostamos muito de estar por aqui. São mais de 2 anos sem a festa de forma presencial, a gente ver que a povo estava sedento. Todo mundo está com muita vontade de se fazer presente aos eventos. Na pandemia fomos bastante afetados, mas Deus é bom e estamos aqui. Obrigado ao Prefeito Fábio Gentil. E vem,vamos dançar colado…” disse Gleydson Gavião, cantor.