Aproveitando o mês de festividades juninas, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), realizou um evento com a temática para promover a socialização e a interação da equipe da unidade com as famílias, crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

Além de comidas típicas alusivas ao período junino, o evento também contou com apresentações de quadrilhas e do grupo de capoeira do mestre Pepé Capoeira. Os assistidos puderam interagir com os grupos.

Dairla Oliveira, mãe de paciente do CAPS IJ, ressaltou a importância do trabalho e das atividades desenvolvidas pela unidade. “Tem pouco tempo que comecei a acompanhar meu filho, mas já tenho percebido que ele é bastante acolhido aqui, pois os profissionais são atenciosos e cuidadosos. A cada consulta que a gente vem, ele brinca, conversa e interage melhor. Essas atividades são muito importantes!”, disse.

“Estarmos aqui é muito gratificante, ver essas crianças interagindo, chamando para ir para roda. Fiquei muito feliz quando nos convidaram para desenvolver essa atividade aqui no CAPS IJ”, contou o mestre de capoeira, Pepé Capoeira.

A atividade que visou a promoção da interação das crianças, é uma das formas de dar prosseguimento ao acompanhamento feito aos assistidos da unidade que têm transtornos mentais moderados, severeros ou persistentes, que vão desde depressão, ansiedade, dentre outras.

“É uma atividade conjunta com as crianças, equipe e família, para que a gente possa interagir e aprender novas atividades, como a capoeira”, destacou a coordenadora do CAPS IJ, Brenda Amâncio.

A coordenadora também ressaltou a forma como os atendimentos são feitos na unidade, através de um circuito e frisou a importância de seguir esse fluxo de atendimento. “Nós recebemos encaminhamentos de pacientes da rede, como também de crianças e  adolescentes que são atendidos espontaneamente. Aqui esse paciente vai passar por um circuito, mesmo que ele já tenha um encaminhamento para uma especialidade específica. Esse circuito é composto por um enfermeiro e assistente social, onde o paciente passa pelo acolhimento e pela estratificação de risco, e a partir disso se ele for identificado como risco médio ou alto, ele fica conosco e se necessário é encaminhado para as especialidades, de acordo com a demanda”, explicou Brenda Amâncio.

Atualmente o CAPS IJ conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, nutricionista, Terapeuta Ocupacional, médico, enfermeiro, fonoaudióloga, pedagoga, assistente social e médico psiquiatra infantil.