O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), o engenheiro Arnaldo Arruda, reuniu-se com o diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, campus Caxias, professor João da Paixão Soares. Os servidores do Instituto, Luís Morais e Kawer Fontes, também participaram do encontro que foi realizado na sede da autarquia.
A reunião teve o objetivo de estabelecer parcerias institucionais nas áreas de tecnologia e informação para os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos no SAAE Caxias, como o Centro de Controle Operacional (CCO).
“É também prioridade do SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, a modernização. Investimos em inovação e tecnologia para garantir um serviço eficiente. Queremos aprender com as grandes empresas e trazer as experiências de sucesso de outros setores para o saneamento, e assim, reforçamos a importância do trabalho em equipe porque uma empresa que trabalha em equipe, com parceria de outras empresas, instituições de ensino, e o apoio da comunidade tem mais condições de alcançar a excelência”, ressalta o diretor, Arnaldo Arruda.
O SAAE Caxias desenvolve um trabalho de automação do sistema operacional com monitoramento e acionamento de bombas da Estação de Tratamento de Água do bairro Volta Redonda e do reservatório da Vila Alecrim, além da instalação de sensores de pressão em pontos estratégicos da cidade, a fim de que acompanhar a distribuição e o balanceamento da pressão em toda a rede de abastecimento de água.
O diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Caxias, professor João da Paixão Soares, destacou que a atuação do Instituto vai além da oferta de cursos.
“Com uma visão atenta às demandas regionais, o campus Caxias pauta a atuação na integração de Ensino, Pesquisa e Extensão, isso faz a diferença para a comunidade acadêmica e a sociedade“, explica.
Como encaminhamento do diálogo institucional, ficou agendada uma reunião com a equipe da Fábrica de Inovação do campus Caxias, sobre o projeto “Fábrica de Inovação” que está à disposição para atender às demandas da comunidade nas áreas de pesquisa e inovação.
Além do SAAE Caxias estar de portas abertas para receber alunos estagiários para atuarem no saneamento.