Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias elegeram os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A comissão é escolhida para desempenhar um mandato de um ano e é formada de acordo com a norma regulamentadora 24, da Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho.
Na primeira eleição depois da pandemia, 12 candidatos concorreram e foram escolhidos 7. Além dos representantes dos empregados, a comissão é formada também por representantes dos empregadores nomeados pela diretoria.
“Toda empresa precisa valorizar sua equipe e também cuidar da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. E o SAAE Caxias, na gestão do prefeito Fábio Gentil, tem como prioridade cuidar das pessoas e é um dever implantar políticas de segurança do trabalho. Por isso, mais um ano estamos realizando a eleição da CIPA, uma demonstração de que segurança se faz em equipe, com a participação de todos e o apoio da direção”, ressalta o diretor do SAAE Caxias, o engenheiro Arnaldo Arruda.
A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.
“A CIPA torna compatível permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. E a gente conta com a participação dos colaboradores dos diversos setores do SAAE para fortalecer a comissão e o seu papel na empresa”, reforça o técnico em segurança do trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa.
Para o colaborador Paulo de Tarso, que foi o mais votado pela categoria empregado, falou da satisfação em fazer parte da CIPA. “Fiquei muito contente com a votação e principalmente em saber que os meus colegas confiam no meu trabalho. É muito importante fazer parte dessa comissão e contribuir para a segurança do nosso ambiente corporativo”.
Para que todos os colaboradores pudessem votar, foram disponibilizadas também urnas itinerantes que percorreram as áreas operacionais em que os colaboradores trabalham em regime de plantão.