MULHER – Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher realiza Blitz Educativa
Nessa sexta-feira (25), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com a Comissão em Defesa da Educação, subseção da OAB Caxias (MA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual da Mulher, Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar e Defensoria Pública realizaram uma Blitz Educativa no Centro da cidade. O objetivo foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de se encerrar a violência contra a mulher.
A ação ocorreu no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, data que homenageia as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, três mulheres brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo da República Dominicana, em 25 de novembro de 1960. O trio combatia duramente a ditadura no país e acabaram sendo assassinadas por isso. As mortes repercutiram em todo o país causando forte comoção.
A Blitz Educativa foi realizada nas imediações da Praça Dom Luís Marelim. Durante a ação foram distribuídos panfletos e por meio de uma intervenção individualizada os condutores foram orientados sobre a responsabilidade de homens e mulheres combaterem a violência contra a mulher.
A campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) visa dar visibilidade ao permanente combate à violência contra as mulheres. No Brasil, a mobilização 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher tem início no dia da Consciência Negra.
Vale destacar que o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020 mostra que 61,8% das vítimas de feminicídio no país são negras, sendo que só em 2020 foram registradas 1.350 mortes de mulheres negras. Do total, 74,7% tinham entre 18 e 44 anos e 81,5% foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.