EDUCAÇÃO – Semect realiza oficinas de empreendedorismo para mulheres assistidas pelo Projeto Mães Que Educam
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou oficinas do Projeto Empreendedor Mães Que Educam em escolas da rede municipal entre 29 de novembro a 03 de dezembro de 2022. As oficinas ocorreram no Centro de Educação Infantil, em que o objetivo foi incentivar o empreendedorismo feminino e fomentando a importância dos valores sociais e humanos.
A mãe de aluno, Raimunda Medeiros que participou do evento na CEI Vereador Catulé, destacou a importância do reforço de valores e também sobre oportunidade que teve de pensar um pouco sobre a gestão das finanças pessoais. “Nós mães estamos satisfeitas e alegres com a possibilidade que a Prefeitura tem nos proporcionado realizando essas oficinas disponibilizada pela Semect desse projeto Mães Que Educam. É uma oportunidade especial”, lembrou.
Para Mirian Pereira Bezerra, que também é mãe de criança que estuda no CEI Lucrécia Carneiro, no Bairro Cangalheiro, a Oficina Roleta de Valores e Gestão Financeira é uma opção de inovação. “Estão de parabéns a Secretaria de Educação e as assistentes sociais que estão dirigindo essas oficinas, e nos dando oportunidade de melhorarmos nossas condições de vida”, frisou Mirian Pereira, mãe de estudante.
Uma das atividades contou com a parceria da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “É satisfatório podermos contribuir com essas oficinas com projetos que podem mudar de fato a vida dessas mães. A Semect está de parabéns e a professora Ana Célia Damasceno realmente faz a diferença nessas conquistas, como podemos perceber nessa oficinas”, frisa Expedito Júnior, coordenador da UAB.
Luanda Andrade, assistente social e colaboradora do projeto destaca como o projeto tem ajudado as mães participantes. “Esse projeto nasceu através da sensibilidade de nossa secretária da Semect, Ana Célia Damasceno. Começamos a desenvolver as ações ainda no primeiro semestre desse ano. Reafirmando nosso compromisso com a qualidade da educação caxiense e estamos na etapa de realização das oficinas do projeto. São momentos de grande relevância, onde podemos trabalhar juntamente com as mães os pilares da educação dentro das famílias de forma incentivadora visando o protagonismo materno”, lembra Luana Andrade, assistente social.
A coordenadora do Plantão Sócio-Educacional, Valéria Almeida, participou do projeto na oficina Roleta de Valores na Escola Comunitária Cruzeiro do Sul. Na ocasião ela falou sobre as contribuições do Projeto Mães Que Educam. “As oficinas fazem parte da grade curricular do Projeto Mães Que Educam e tem como objetivo fortalecer os valores humanos. A oficina Roleta dos Valores é de extrema importância. Através dela conseguimos refletir sobre nossas relações do trabalho na família, como por exemplo, sobre a nossa responsabilidade, se estamos vivenciando o respeito, amor, dentre outros princípios e valores que são fundamentais nas nossas relações sociais e principalmente no contexto familiar”, destacou Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Sócio-Educacional.