As ações da Campanha Janeiro Branco, de conscientização da saúde mental e do Janeiro Roxo, que trata sobre a prevenção e combate a hanseníase seguem sendo trabalhadas em Caxias (MA). E nesta sexta-feira (27), a coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a Coordenação do Programa de Controle da Hanseníase compartilharam infomações com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, os colaboradores do órgão participaram de uma palestra e de um momento terapêutico, que abordou temas como depressão, ansiedade, síndrome de bornout e a importância do cuidado da saúde do corpo e da mente.

Nova pandemia 

No Brasil, os transtornos que interferem na saúde mental já são tratados como uma segunda pandemia, pois os impacto emocionais durante a pandemia da covid-19 causou perdas familiares, sentimento de medo e falta de socialização. Com isso, a instabilidade no trabalho aumentou a um nível muito grande, pois o estresse e sofrimento psíquico afetou muitos brasileiros, que ainda não conseguem lidar com o equilíbrio devido com a questão.

Dados do DATASUS mostram que o total de óbitos por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, passando de 7 mil para 14 mil. Antes mesmo da pandemia da covid-19 episódios depressivos já eram registrados como a principal causa de pagamento de auxílio-doença não relacionado a acidentes de trabalho, correspondendo a 30,67% do total, seguida de outros transtornos ansiosos (17,9%). Ou seja, os números só demonstram que cada vez mais as pessoas precisam se atentar para os cuidados com a saúde mental.

Durante a ação na Secretaria Municipal de Saúde, além da Campanha Janeiro Branco, também foi destacado a temática do Janeiro Roxo que aborda sobre a conscientização e prevenção da hanseníase.

Amanda Costa, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, destacou a importância de levar a campanha para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde. “É importante a gente trazer o Janeiro Branco para dentro do prédio da Secretaria de Saúde, pois os trabalhadores da saúde também sofrem uma sobrecarga emocional muito grande, é muita responsabilidade cuidar do município na área da saúde. Temos muitos profissionais se afastando por questões relacionadas a transtornos mentais, então aproveitamos para fazer com que os profissionais conhecessem mais sobre a temática, sintomas e os serviços que podem procurar. Também juntamos com o Janeiro Roxo, para que além de ser dado informações sobre saúde mental,  fosse repassada informações sobre a  hanseníase”, disse.

O psiquiatra Carlos Alexandre, realizou a palestras e falou sobre os temas abordados. “A Campanha Janeiro Branco já vem sendo realizada há 10 anos para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Nesse ano de 2023, o tema principal é o equilíbrio para você garantir uma melhor qualidade de vida, pois consequentemente o corpo será mais saudável. A gente falou sobre os principais transtornos mentais desencadeados pelo estresse do dia a dia, que são os transtornos do aspectro ansioso e depressivo”, explicou.