SAÚDE – Conferência Municipal de Saúde é aberta com o tema: “garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã será outro dia”
Foi realizada nesta quarta-feira (08), a abertura da XI Conferência Municipal de Saúde de Caxias (MA), que tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã será outro dia”.
A abertura do evento aconteceu no auditório do Colégio São José e contou com a presença de representantes de trabalhadores da saúde, sociedade civil, prestadores de serviço, Secretarias Municipais, Prefeitura de Caxias, Ministério Público, população em geral e demais profissionais e entidades.
Na ocasião, foi realizada palestra magna com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS”, proferida pela professora Drª Valdenia Menegon, além da leitura do Regimento Interno da XI Conferência Municipal de Saúde e apresentação de atração cultural.
Mônica Gomes, Secretaria Municipal de Saúde, destacou que o momento é espaço para discussão sobre a saúde do município. “A Conferência Municipal de Saúde é o espaço aberto para a população, para a sociedade civil, os prestadores de serviços e trabalhadores discutirem a saúde local. Para a Secretaria de Saúde é muito importante essa participação porque nós vamos construir o planejamento de saúde da nossa região, para o usuário é bom porque ele vai estar sendo contemplado com suas ideias, no cenário mais propício para a discussão de saúde em todos os âmbitos e em todos os ciclos da vida. Daqui saem as propostas para a Conferência Estadual e Nacional” explicou.
O Conselheiro Estadual de Saúde, Aristeu Marques, falou do objetivo das conferências municipais e elogiou o município. “Falar de saúde é sempre importante, principalmente agora que temos uma evidência maior da participação popular. A própria Ministra da Saúde disse que o Ministério da Saúde vai ouvir a sociedade civil, o primeiro passo para isso são as Conferências Municipais, onde se discute a saúde desde o começo. Nós queremos ouvir a sociedade civil, os trabalhadores e o governo, Caxias está dando um bom exemplo de ter convidado todos os seguimentos para que a gente discuta saúde na atual”, disse.
O representante da AGLEPS, Edilson da Cohab, falou sobre a participação da XI Conferência Municipal de Saúde. “Eu represento uma entidade da sociedade civil organizada que está com o povo e sabe as suas necessidades, quando se trata de saúde. É importante estar aqui porque o governo só funciona em parceria com a sociedade civil” frisou.
Ana Claudia Cruz, Promotora de Justiça Titular da 5ª Promotoria de Justiça de Caxias, em defesa da Saúde e da Pessoa com Deficiência, ressaltou a participação da população no evento.
“É de suma importância momentos como esse, para fazer com que haja a participação da comunidade na construção de políticas públicas que irão lhes afetar diretamente. É muito importante para o fortalecimento do SUS, que precisa ser tratado como prioridade” finalizou.
“A plenária aprovou o regimento interno na abertura, todo o andamento da Conferência, para dia em que os inscritos, os delegados, os convidados vão se debruçar em eixos temáticos que serão proferidos por doutores na área ” desta Evadilson Costa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde.