EDUCAÇÃO – Câmara aprova projeto da Prefeitura que cria Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, teve o Projeto de Lei n° 006/2023 de autoria do Poder Executivo aprovado pela Câmara Municipal. O projeto implanta o Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência “Centro Maria Luíza Pereira”, com sede na Vila Arias e será gerido pela Assessoria Multiprofissional.
O Centro vai beneficiar pessoas com deficiência, ou seja, as estratégias educacionais voltadas as pessoas com deficiência de Caxias serão trabalhadas no local. Graças as ações da gestão municipal e outras instituições, Caxias tem sido uma das cidades do Maranhão que mais trabalha em prol da inclusão da pessoa com deficiência. Os parlamentares consideraram a importância da matéria e aprovaram por unanimidade.
Quem acompanhou a sessão também destacou a importância do projeto. “Hoje é um dia muito importante para nossa cidade. Os vereadores acertaram na aprovação, pois é um projeto de muita importância para todos. Parabéns a secretária de Educação, Ana Célia por pensar na população com deficiência”, disse Jocélia.
Após aprovação do projeto, todos aplaudiram o trabalho dos parlamentares por darem visibilidade às pessoas com deficiência. “É um momento de grande relevância para o município, sobretudo para às pessoas com deficiência do nosso município. Temos mais de 2.100 alunos com deficiência, então, é muito oportuno que esse centro chegue com todos esses profissionais”, destacou Paulo Carneiro, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Caxias, na Câmara Municipal foi apresentado pelo vereador Charles James. “Nós nos sentimos felizes por ajudar para que o projeto fosse aprovado pelos vereadores presentes, isso é muito importante. Estou muito feliz pelo apoio do prefeito e da secretária de Educação por toda a luta em prol da inclusão com a implantação desse centro de referência”, disse Charles James, líder do governo na Câmara.
“Queremos agradecer a todos que se empenharam para a aprovação desse projeto, que é muito importante para as pessoas com deficiência, é um projeto belíssimo, agradeço a secretária de Educação, Ana Célia por conduzir a SEMECT com amor e competência”, frisou Aristóteles Menezes, revisor de Braile.
“Nós da Assessoria Multiprofissional, estamos felizes por esse momento de conquista, isso nos deixa emocionadas. Agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia por fazer valer nossos esforços para que hoje possamos ter esse Centro de Referência”, frisou Fátima Sousa, coordenadora da Assessoria Multiprofissional.
O presidente da Câmara Legislativa Municipal, Ricardo Rodrigues (PT) e a secretária municipal de Educação, Ana Célia Damasceno, destacaram a importância de se promover cada vez mais a inclusão na educação municipal. O Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiências “Maria Luíza Pereira” vai assistir mais de 2 mil pessoas com deficiência que estão sendo acompanhadas pela SEMECT na rede municipal de educação.
“É um projeto importante, mostra que nós contamos com a sensibilidade dos vereadores em nome dessa causa. Caxias hoje é referência e vai impactar na vida de pessoas mais necessitadas. A parceria da secretária de Educação, Ana Célia e toda sua equipe é muito importante, nós nos colocamos sempre à disposição”, reforçou Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Legislativa Municipal de Caxias.
“O prefeito Fábio Gentil investe em educação e na melhoria da vida das pessoas. Esse é um projeto maravilhoso, que com o apoio do Presidente da Câmara e dos demais vereadores conseguimos essa aprovação com grande louvor. Caxias será uma das poucas cidades do Brasil com um Centro de Referência em Atendimento, mais de 27 municípios estão conosco e mais de 10 associações estiveram nos apoiando. Estamos todos felizes com essa vitória. O povo de Caxias e muitas pessoas que serão beneficiadas com a implantação desse centro agradecem”, lembrou a Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).