A segunda-feira (20) do Carnaval em Caxias – 200 anos da folia que a gente quer, foi marcada por movimentos culturais em vários pontos da cidade. Opção foi o que não faltou para o folião no penúltimo dia de folia. Na Praça Gonçalves Dias teve o encontro da Velha Guarda com atrações, como Roda de Chorinho e Clarinete Melodia, Marchinha e Arrastão Duda Brass e Marchinha os Marechais.
“Não tem nada melhor que trabalhar em um ambiente como esse. Hoje não estou apenas trabalhando, estou tendo a oportunidade de ganhar um dinheiro extra e me divertir relembrando os antigos carnavais”, destacou Paula Lima, isoposeira.
No Centro de Cultura, os idosos assistidos pelos Centros de Convivência dos Idosos (CCIs) se divertiam ao som das marchinhas de Carnaval. “Nosso compromisso é fazer o melhor pra eles. Olha que maravilha, todos fantasiados à carácter para o nosso lindo baile”, destacou Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.
Na Praça do Pantheon os blocos alternativos e escolas de samba do Carnaval de Caxias também se apresentaram. O secretário Leonardo Barata, destacou que a Prefeitura investiu R$ 125 mil para as Ligas das Escolas de Samba.
“Esse foi o investimento que a Prefeitura fez para contemplar essa classe de profissionais, que fazem parte da nossa cultura e que têm história”, frisou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
“Nosso compromisso é com a valorização profissional desses artistas que ficam a espera do incentivo e aqui está a prova, todos estão de parabéns pela qualidade no desfile”, pontuou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.
No corredor da folia teve orientação para o combate à exploração sexual e o trabalho infantil no Carnaval pelas equipes do Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. A multidão que escolheu a Avenida Senador Alexandre Costa para se divertir teve bons momentos compartilhados no palco com as atrações: Nicka, Lucas Seabra, Jherê e Garagem Nacional. “A Banda tem uma relação com o público de 5 anos, já estamos bem familiarizados, gosto muito daqui” , disse Levi, vocalista da Banda Gherê.
“É o nosso segundo ano em Caxias e olha que lugar incrível. Não tivemos briga nenhuma, ou seja não foi preciso parar o show e isso é uma maravilha”, descreveu Lucas Seabra, cantor.
“Ser reconhecido no lugar de onde você mora é mágico, estou feliz pelo convite”, apontou Nicka Costa, cantora.
“Encerramos a noite com muita música e feliz como o novo projeto chamado “Barrados no Baile”, que pra mim é sonho ter feito aqui”, falou Pazé, vocalista da banda Garagem Nacional.