Nesse fim de semana, a Campanha Maio Laranja da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) foi levada ao Povoado Brejinho, no 1º Distrito de Caxias (MA), com informações sobre a Campanha e como a população pode colaborar, denunciando os casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Campanha este ano tem como tema: “Se Liga, Minha Rede é Protegida!”. A blitz realizada na última sexta-feira (19), contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ajudou na abordagem dos condutores de veículos. A iniciativa visa orientar e conscientizar a população sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes às margens da BR-316, onde há indícios de casos de exploração sexual.

Durante a blitz, foram distribuídos aos caminhoneiros e clientes dos postos de combustíveis da localidade, panfletos com informações, enfatizando o quanto é importante que todos estejam sempre atentos aos cuidados com as crianças e adolescentes.

A Campanha também lembra que a responsabilidade para o cuidado com as crianças e adolescentes é de toda a sociedade, não apenas das famílias. Segundo o Ministério da Saúde, grande parte das violações de direitos de crianças e adolescentes acontece dentro das próprias casas, daí a importância dos vizinhos e da sociedade nesta proteção.

Dentre os números que podem ser acionados para denúncias de violações de direitos, estão disponíveis: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 ou Disque: 100.