Mais de 90% das violações de direitos contra crianças e adolescentes acontecem dentro de casa
A Campanha Maio Laranja alerta a sociedade para os casos para uma realidade cada vez mais grave, que é a de que os locais, onde as crianças deveriam estar mais seguras são os mais violentos. No Brasil, mais de 90% das agressões contra crianças acontecem em casa, revela a Pesquisa Nacional da Situação de Violência contra Crianças e Adolescentes em Ambiente Doméstico, lançada em março de 2023 pelo ChildFund Brasil, com o apoio da The LEGO Foundation. Isso corresponde também uma média de 300 milhões de vítimas que não têm meios para se defender.
São diversos os tipos de violação de direitos de crianças e adolescentes, dentre elas: maus tratos, riscos à saúde, agressões, lesão corporal, tortura, negligência, violência sexual, condição análoga à escravidão, violação contra a integridade psíquica, dentre outras.
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), segue com o trabalho de divulgação da Campanha Maio Laranja, em diversos locais. Nesta quarta-feira (24), o Núcleo Multidisciplinar da SMADS, realizou uma palestra alusiva a Campanha Maio Laranja, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – (SENAI) Caxias.
Outro local que recebe a equipe foi o Centro de Convivência dos Idosos (CCI Cohab), que realizou uma intervenção técnica referente a Campanha para os usuários e famílias que participam do equipamento socioassistencial.
Também nesta quarta-feira (24), A Proteção Social Especial (PSE) e o Núcleo Multidisciplinar realizaram uma palestra visando o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na Maternidade Carmosina Coutinho.
O Maio Laranja chama a atenção para a importância da prevenção contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O trabalho segue até o final do mês de maio. Para denunciar casos de violação dos direitos, basta entrar em contato com o Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 e Disque: 100.