Xadrez teve 87 alunos inscritos e todas as disputas finalizaram no sábado (24)
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte segue ofertando as modalidades esportivas dos jogos escolares, contemplando as diferentes categorias. A modalidade Xadrez foi disputada pelos estudantes no Instituto Salmus de Ensino, que abriu suas portas para a competição.
“Foi rápido. Estávamos muito tensos. Ele cometeu o primeiro erro com uma mexida errada. Depois que eu descobri os pontos fracos deu pra vencer”, disse Leonel Kauzac, aluno.
O xadrez é uma modalidade secular, surgida na Europa e hoje é levado até mesmo para as salas de aulas. É uma prática que ajuda no raciocínio, concentração e exige um respeito as regras de tal forma que ajuda o aluno em quanto à ética. Ao todo, 87 alunos foram inscritos nas categorias mirim, infantil e infanto masculino e feminino.
As crianças estavam acompanhadas dos pais e de técnicos e representantes das escolas dando uma força a cada um deles. Todas as disputas ocorreram nesse sábado (24), das 8h às 18h.
“Foi fácil. Se a partida demora, é porque ambos estão concentrado. O Xadrez ajuda a tomar decisões e a despertar a mente”, disse Alisson Ferreira, aluno.
“É muito importante para o desenvolvimento dos filhos. E, principalmente numa competição que mexe muito com o intelectual, ajuda até mesmo na educação escolar”, disse Ruvilson Lages, pai de aluno.
“Estamos aqui com 87 atletas no masculino e feminino. Só o infantil classifica para os JEMs”, disse Magno Márcio, coordenador Geral do Xadrez.