A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico levou aos permissionários, barraqueiros, comerciantes e a equipe de colaboradores do Mercado Central recepcionaram neste domingo (16), a Cápsula do Tempo. O dispositivo metálico em formato de urna está recebendo cartas, documentos e outras lembranças do ano de 2023 para serem guardadas no subsolo e desenterradas em 2073
“É bem curioso e interessante essa ideia. Que bom que a gente está tendo a oportunidades de prestigiar esse objeto. Espero que meus filhos estejam bem para olhar no futuro e saber que a mãe deles viu a urna, teve perto dela nesse momento considerado pra mim como histórico”, destacou Rejane da Silva, fiscal.
A Cápsula foi colocada em um dos corredores do Mercado Central para que os feirantes e clientes pudessem tocar e tirar fotos ao lado do objeto, que pela primeira vez de forma pública, foi apresentada em Caxias como parte das comemorações dos 200 anos da Independência de Caxias (MA) do jugo português e dos 200 anos do Aniversário do Poeta Antônio Gonçalves Dias.
“É um exemplo para as novas gerações sobre o que nós vivemos e passamos nessa época. Quem estiver presente quando ela for aberta terá a oportunidade de saber o que realmente aconteceu, não só pelos livros, mas sim pelo conteúdo histórico que estará presente“, frisa Edson Silva, coordenador no Mercado Central.
“Vim fazer compras aqui e me deparei com esse objeto, não tinha ideia do que se tratava, mas agora sei. Achei legal a ideia, é algo palpável, sei que hoje tudo é possível salvar e guardar com a ajuda da tecnologia, mas fazendo essa Cápsula quem abrir ela no futuro será muito mais prazeroso”, pontuou Denise Lima, cliente.