Territórios quilombolas em Caxias (MA) serão mapeados por aplicativo
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva (CDHIP), realizou uma reunião na última quarta-feira (19), para tratar sobre o trabalho de mapeamento dos territórios quilombolas.
O momento teve como representante dos Povos Tradicionais, Hellen Jaqueline, que foi recepcionada pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Ximenes; a Secretária Adjunta, Libbya Cantanhêde, a Coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, Francyane Barradas; o Coordenador de Igualdade Racial, Ivan de Oxóssi, e demais colaboradores da pasta, onde discutiram sobre o trabalho de mapeamento dos territórios das comunidades quilombolas através do aplicativo Tô no Mapa. O aplicativo é uma ferramenta de automapeamento que identifica famílias de povos tradicionais e de pequenos agricultores que ainda não têm seus territórios demarcados.
O Tô no Mapa incentiva reflexões sobre como o quilombo se autodenomina na comunidade, e sobre a importância de ser reconhecida e de possuir a demarcação do território coletivo. Nesse sentido, em um primeiro momento, o aplicativo inspira diálogos internos na comunidade e, em um segundo momento, possibilita que estas sejam visibilizadas e beneficiadas com políticas públicas que assistam povos e comunidades tradicionais, além de fortalecê-las com este instrumento de gestão do território.