CTA/SAE realiza ação alusiva a Campanha Julho Amarelo de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais
Nesta segunda-feira (24), o Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) vai realizar uma roda de Conversa na unidade, em alusão ao Julho Amarelo, mês de combate as hepatites virais. Na oportunidade, também serão distribuídos preservativos e realizado testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Na próxima quarta-feira (26) a unidade também vai realizar ação de saúde na Secretaria Municipal de Saúde para colaboradores do órgão.
Julho Amarelo
De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha ‘Julho Amarelo’ foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Alguns dos sintomas da doença são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.